Fake News na mecânica! Como não ser enganado?

Notícias que ludibriam o consumidor ou que enganam o reparador também estão no segmento automotivo. Veja algumas dicas para encontra o melhor conteúdo

O termo em inglês Fake News (notícias falsas) ganhou notoriedade em tempos de pandemia. A palavra consiste na disseminação de desinformação por meio de veículos de comunicação, sites e redes sociais. A notícia neste formato é elaborada com a intenção de enganar e a maior parte das vezes usa manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas.

Foto: Divulgação

Apesar de ser absolutamente reprovável, é muito utilizada atualmente, para influenciar a opinião pública, sobre os mais diversos assuntos. E na mecânica, infelizmente, a história não é diferente.

Existem algumas dicas para fugir da Fake News!

  1. Leia a informação por completo, não compartilhe algo apenas pelo título;
  2. Avalie até que ponto a notícia pode ser falsa ou verdadeira;
  3. Veja se a fonte é confiável. Desconfie dos endereços ou links desconhecidos;
  4. Faça uma contraprova e veja se a mesma informação também foi publicada em outras fontes;
  5. Cautela com expressões como “Atenção! Alerta! Cuidado!”;
  6. Repare se as informações como data, local e horário estão presentes;
  7. Desconfie de pedidos como “compartilhe logo”;
  8. Verifique se há erros ortográficos, normalmente as notícias falsas não prezam por isso.

Ao mesmo tempo que a Internet se tornou um poderoso instrumento de pesquisa, ela também se tornou um antro para quem intencionalmente divulga notícias falsas, as chamadas Fake News, explica o Gerente do Maxxi Trainning Academy, Leandro Mateus Vanni.

Para ele é muito importante que o reparador ou o consumidor busque informações em plataformas confiáveis, pois no segmento mecânico uma mentira ou notícia equivocada pode impactar vidas. “Dentro da plataforma Maxxi Trainning Academy temos cursos técnicos para profissionais que estão iniciando e para aqueles que já estão em um nível mais avançado. Todo o material que nós passamos é desenvolvido em parceria com os principais fabricantes de autopeças do país. Ou seja, tudo é certificado e aprovado”, explica Vanni, reforçando que mais de 130 mil profissionais foram certificados nos últimos 10 anos.

Outra fonte de informação precisa e segura é a que está no portal do CTTi Lab (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação), unidade independente da Companhia DPaschoal, que tem a responsabilidade de debater e disseminar conteúdo automotivo relevante, com um viés claro de influenciar a redução do impacto ambiental e disseminar uma informação confiança. “No canal do Youtube do Maxxi Trainning/CTTi, o conteúdo é ideal para o consumidor final e para especialistas. Trabalhamos temas variados e fazemos um movimento de sinergia com o Maxxi Trainning Academy”, reforça o gerente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo