Como escolher e criar sua ave pet

Especialista compartilha dicas para escolher e garantir bem-estar de aves domésticas

Dourados (MS) – Não é novidade que cães e gatos são os pets preferidos e mais adotados das famílias brasileiras. O reinado dos dogs e bichanos está longe de ser ameaçado, porém, as aves domésticas têm atraído mais atenção e passaram a ocupar um lugar especial nas residências. De acordo com o levantamento Mercado Pet Brasil 2021, a população estimada de aves canoras e ornamentais é de 40,4 milhões. A grande quantidade surpreende e tende a crescer, o que demanda uma maior orientação aos tutores interessados na adoção desse tipo de pet.

Diamante de Gould: a exuberância das suas cores é o que se destaca nessa ave de origem australiana – Foto: Divulgação

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera, médica veterinária Mariana Belloni, compartilha dicas sobre os principais cuidados ao adotar uma ave, tais como, sobre a escolha da espécie, regras que devem ser seguidas no ambiente em que a ave será cuidada e outras questões que assegurem o bem-estar dos pets com penas. “A primeira orientação é a de sempre observar a legislação brasileira para ter segurança de que a espécie tem sua adoção permitida”, diz a especialista. Aves consideradas exóticas ou silvestres necessitam de permissão concedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sob o risco de apreensão e outras penalidades previstas na lei.

De acordo com a professora, o primeiro passo é escolher uma ave pet de acordo com o perfil do tutor. Nessa fase, algumas questões devem ser consideradas, como o tempo disponível para cuidados e dinheiro que pode ser investido para assegurar o perfeito bem-estar do animal. “É importante que haja harmonia entre o estilo de vida do tutor e a ave escolhida. Por exemplo, há algumas que demandam mais tempo de dedicação, o que deve levantar a reflexão antes da escolha se a pessoa terá essa disponibilidade para atender às necessidades do bicho”, orienta a médica veterinária. Outro ponto defendido pela docente é o acompanhamento permanente de um profissional especializado na orientação e cuidados com a saúde do animal.

Outro fator a ser analisado é o tipo de pássaro que se pretende ter como companhia. Há aqueles conhecidos por seu belo canto e os mais conhecidos por imitarem a fala humana. Aves canoras pequenas, por exemplo o canário, não exigem tanta interação com os tutores. Já outros tipos, como as calopsitas, são capazes de estabelecer uma ligação emocional com os membros da família.

Os tipos de aves domésticas que podem ser adotadas de acordo com a legislação brasileira são aves manom, mandarim, diamante de gould, canário, periquito australiano, calopsita e rolinha diamante, além de galinhas e codornas. Confira características das espécies mais populares:

– Calopsita: divertida e charmosa, a calopsita é cheia de personalidade. Precisa de espaço, por isso, é importante ter uma gaiola grande, em que ela possa se movimentar com mais liberdade e até realizar pequenos voos. O importante aqui é garantir qualidade de vida ao seu pet, que ainda requer uma nutrição equilibrada, que pode ser obtida por meio de rações específicas disponível para compra. Essa espécie pode ser receber como estímulo pequenos petiscos, que vão ajudar como esforço positivo para amansá-la. Nesse caso, estão liberados frutas, verduras, legumes e sementes. O ambiente deve ser higienizado e até mesmo a ave pode tomar banho, mas apenas com água. A ave deve ser mantida hidratada e receber atenção do tutor, para estimular as brincadeiras e passeios, já que elas adoram fazer companhia. A expectativa de vida da calopsita é de mais de 20 anos.

– Canário: conhecido por seu canto bonito, o canário figura entre os preferidos dos tutores. Costuma ter um comportamento alegre e de fácil adaptação aos variados ambientes. É um pet que se adequa a diferentes tipos de perfil de tutores. A ração constitui a base de alimentação da ave. Os agrados podem ser oferecidos também, como grãos e frutas secas, além de alimentos frescos, como frutas. A gaiola deve ser higienizada para retirar restos desses petiscos. É uma espécie que precisa de espaço, sendo que machos e fêmeas não podem conviver juntos por muito tempo, com o risco de brigas. Banheiras e poleiros são recomendados para a diversão dos pets. Para estimular seu canto, vídeos de aves cantando podem ser exibidos para os canários.

– Diamante de Gould: a exuberância das suas cores é o que se destaca nessa ave de origem australiana. É conhecida também por ser dócil, tendo em média de 12 a 14 centímetros de tamanho, com 10 anos de vida estimada. Acostumada com a proximidade de pessoas, a ave também está entre as preferidas de colecionadores, participando de concursos e exibições. Ao adotar, prefira as aves adultas, já com as penas formadas. Observe o estado das penas, se não estão arrepiadas, emboladas ou ausentes. O lugar de acomodação da ave deve ser longe do sol forte e correntes de ar, arejado, de preferência com telas, para afastar predadores. As gaiolas podem ser de pequeno porte, mas equipadas com poleiros, comedouro, bebedouro e banheira. A alimentação é baseada em sementes, como alpiste, ou rações balanceadas. Hortaliças e frutas também são recomendadas. A água do bebedouro deve ser trocada diariamente e os recipientes bem higienizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo