Prejuízos na saúde mental podem acarretar em problemas no desempenho esportivo

Lincoln Nunes, treinador mental de atletas, explica a importância de manter uma boa saúde mental para obter resultados melhores desportivamente

Lincoln Nunes – Foto: MF Press Global / Divulgação

A saúde mental é um dos principais setores que merecem atenção na vida de qualquer pessoa. Porém, quando se trata de atletas, esse cuidado deve ser ainda mais minucioso, visto que, problemas, mesmo que pequenos, podem causar grandes transtornos na vida de quem vive do esporte. “Nunca tivemos tantos casos escancarados de atletas que se desestabilizaram em grandes competições mundiais”, afirma o treinador mental de atletas e especialista em performance, Lincoln Nunes.

De acordo com ele, a rotina de um atleta profissional é ‘surreal’ e não é para qualquer um. “Se a pessoa não estiver mentalmente preparada, é como se fosse uma bomba relógio e, em algum momento, ela vai explodir”, afirma. Casos famosos como o da ginasta americana Simone Biles, que chocou o mundo nas olimpíadas ao optar por não competir, e também Gabriel Medina que recentemente se afastou das competições de surf para cuidar da saúde mental, demonstram, cada vez mais, o quão é necessário um acompanhamento para gestão emocional e mental por um profissional capacitado.

No futebol, pode-se apontar um fator agravante, pois, por fazerem parte do esporte que é a paixão nacional, os atletas são colocados em um patamar de ‘deuses’, o que pode fazer com que a pressão sobre eles cresça significativamente. “Muitas vezes, os atletas pagam um preço que ninguém consegue imaginar pelo fato de ter que performar sempre a níveis sobre humanos, ainda mais, quando há a sensação de que o país inteiro está te observando”, detalha o especialista.

Atleta – Foto: MF Press Global / Divulgação

Números, títulos e medalhas não são, segundo Lincoln, sinônimo de saúde física e muito menos de saúde mental. Pois, o preço que se paga em uma performance elevada, muitas vezes, é algo que o jogador não está preparado para pagar. “Nós precisamos aprender a respeitar o sentimento de um atleta que, antes de ser um ‘super herói’, é um ser humano que pode ter medos, bloqueios, frustrações e traumas”, alerta o treinador mental.

Leia também: Currículo online: veja como aproveitar ao máximo essa ferramenta

Por isso, é essencial que haja um planejamento de preparação para mente tão bom quanto o que é feito para o corpo. O especialista defende que os atletas precisam ser treinados para governar o emocional, para que não se tornem escravos de suas próprias emoções e de problemas externos. “Mais corajoso do que enfrentar um estádio cheio de pessoas torcendo contra ou a favor, é enfrentar o seu interior e cuidar de si agindo na raiz do problema”, aconselha.

Sobre Lincoln Nunes

Criador do Método Atleta de Elite, com inúmeros cases de sucesso, Lincoln Nunes é preparador mental de atletas olímpicos, estrelas do futebol europeu e nacional e lutadores do UFC.

Fonte: MF Press Global

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo