Página especial do MCom detalha etapas de implantação de infovia no AP e PA

Hotsite traz atualizações diárias da instalação do cabo de fibra óptica, que vai interligar Macapá (AP), Almeirim (PA), Monte Alegre (PA), Santarém (PA) e Alenquer (PA), formando a Infovia 00

Brasília (DF) — Para dar mais transparência à implantação do programa Norte Conectado e mostrar à população como se dá o processo de levar conectividade à região Amazônica, o Ministério das Comunicações (MCom) lançou, nesta quarta-feira (26), um hotsite – página especial dedicada ao tema -, que ficará hospedada no portal do MCom. No espaço o internauta poderá acompanhar, com detalhes, a implantação da Infovia 00, que irá conectar Macapá (AP) a Alenquer (PA), passando pelos municípios paraenses de Almeirim, Monte Alegre e Santarém, por meio de um cabo submerso de fibra óptica, de 770 km. Até o momento, já soma-se mais de 88 horas de navegação e mais de 518 km de cabo implantados.

Foto: Divulgação

Por meio de vídeos, fotos e textos, o hotsite retrata e detalha todo o trajeto que vem sendo percorrido pela balsa que carrega o cabo subfluvial; o trabalho preciso dos mergulhadores; e as paradas nas cidades beneficiadas e sua população. A página exclusiva também conta com um mapa dinâmico que mostra os números de quilômetros já percorridos e de cabo implantados, além de um painel com os principais números do programa Norte Conectado.

O internauta pode ainda acompanhar um diário de bordo onde são descritos os avanços e as adversidades diárias encontradas pelas equipes, como ter que aguardar o tipo de leito do dia seguinte para, assim, definir o trajeto do cabo e a velocidade ideal da balsa.

A Infovia 00 é a primeira das oito que vão compor o Norte Conectado, somando 12 mil km de cabeamento no leito dos rios Amazonas, Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco.

IMPLANTAÇÃO — Antes de a balsa começar o roteiro pelo Rio Amazonas, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, estiveram pessoalmente na embarcação para uma visita técnica, a fim de supervisionar a operação. O ministro destacou a importância e a capilaridade do programa: “quando assumi o Ministério das Comunicações, havia 48 milhões de brasileiros sem internet. Com algumas iniciativas, como o Wi-Fi Brasil, já reduzimos esse número para 40 milhões. E só o Norte Conectado vai levar internet banda larga para 58 cidades do Norte, beneficiando 10 milhões de brasileiros.”

Após a visita, o trajeto foi iniciado, na Praia da Fazendinha, em Macapá (AP). A previsão é de que o cabo seja instalado até Santarém, última parada, neste domingo (30/1). As outras etapas de implantação da Infovia 00, como ativação e testes, devem ser concluídas até março deste ano.

PODCAST | RÁDIO 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo