Alergias de pele: conheça as mais comuns no verão

O verão é a estação mais aguardada do ano, são dias de calor e muito sol, entretanto, é nesse período que as alergias podem se manifestar. O médico alergista é essencial na prevenção, no diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados ao sistema imunológico.

Foto: Divulgação

As doenças alérgicas, a asma, as deficiências imunológicas congênitas, as doenças autoimunes, entre outras estão contempladas pela área.  Uma doença alérgica não é uma condição momentânea, por isso a ajuda médica contribui para entender qual é a alergia e minimizar os sintomas.

A professora do curso de Medicina da Uniderp, Stella Miranda, faz um alerta sobre condições do verão que podem desencadear crises alérgicas. “A exposição ao sol e à temperatura alta pode atrair mosquitos, com isso, as picadas podem provocar crises alérgicas. Alguns produtos de cuidados pessoais, como protetores solares, cremes hidratantes, cosméticos e tecidos que compõem as roupas de banho também podem causar ou agravar alergias”, destaca. Segundo a especialista, há que se guardar cuidados também com reações alérgicas alimentares.

Na pele, a lista das doenças alérgicas mais comuns nessa época do ano são dermatite de contato, dermatite atópica, fotodermatite e urticária. Em todos os casos, o papel do alergista para tratar e acompanhar os sintomas é imprescindível. Confira as alergias mais comuns no verão:

Dermatite de contato

A doença pode provocar coceira e manchas vermelhas na pele, como bolinhas. Uma das causas da alergia de contato pode ter origem no tecido das roupas de verão, produtos de beleza e higiene pessoal. Vale sempre conferir as etiquetas das roupas, ver se são dermatologicamente testadas, pois algumas delas podem provocar alergia.

Dermatite atópica

Uma doença de pele muito comum na infância, e uma das causas de piora é o uso de hidratantes com cheiro forte, ou que não são feitos para pessoas alérgicas. A doença também pode ser exacerbada pelo uso de protetor solar inadequado ou de perfumes fortes. Ela causa manchas avermelhadas na pele, que aparecem, principalmente, no rosto, braços e pernas, mas podem, também, surgir por todo o tronco da pessoa.

Fotodermatite  

É uma alergia de pele provocada pela exposição à luz solar. A doença é uma reação do sistema imunológico, e que pode ser desencadeada por vários produtos de uso na pele que quando expostos à claridade solar podem gerar reações. Ingestão de certos medicamentos seguidos da exposição solar também podem desencadear uma crise. Este tipo de alergia apresenta vários sintomas, que variam de pessoa para pessoa. Há muitos casos em que a pele apresenta erupção e prurido, urticária, vermelhidão, manchas escuras e até inchaço.  O vilão mais conhecido é o limão.

Urticária

A urticária é uma das doenças de pele que mais afeta as pessoas no verão, e é caracterizada por placas avermelhadas e espalhadas pelo corpo que causam coceira. Podemos citar o uso de determinados medicamentos e ingestão de alimentos que não fazem parte da dieta regular como fatores desencadeantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo