Com Natal da Solidariedade, Assaí amplia doações de alimentos em 2021

Empresa doou mais de 1.000 toneladas de alimentos ao longo do ano; Doações de clientes contabilizaram, juntas, outras 700 toneladas de produtos; Companhia está apoiando 18 mil famílias atingidas pelas fortes chuvas no sul da Bahia e também transformou suas lojas em pontos de arrecadação de alimentos

Com o encerramento da campanha Natal da Solidariedade na última semana de dezembro, que mobilizou clientes a ajudarem com alimentos não perecíveis e itens de limpeza e higiene pessoal, o Assaí Atacadista ampliou a quantidade de doações em 2021 para contribuir com o combate à fome no Brasil.

Campanha de arrecadação de alimentos para ajudar famílias atingidas pelas chuvas na Bahia – Foto: Divulgação Assaí

No total, foram doadas diretamente pela empresa mais de 1.000 toneladas de alimentos, enquanto outras 700 toneladas de produtos alimentares foram arrecadadas junto a clientes por meio de ações realizadas nas lojas da companhia. Somadas, as doações diretas da empresa e de clientes representam mais de 3,4 milhões de pratos de comida distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade em todo o país.

Os itens alimentares são distribuídos por meio de instituições sociais parceiras, que garantem a entrega em mãos às pessoas que mais precisam em diversas regiões brasileiras, com a abrangência de 23 Estados do país mais o Distrito Federal. No total, mais de 100 organizações já foram contempladas com as doações do Assaí.

Esses números refletem a preocupação da empresa em contribuir para amenizar os impactos provocados pelo avanço da fome no Brasil, que nos últimos tempos tem atingido um número cada vez maior de pessoas. Segundo dados levantados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), mais de 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar ou passando fome no Brasil. A situação tem se agravado pela crise provocada pela pandemia de covid-19, que impactou fortemente a renda de milhares de famílias, sobretudo as de baixa renda.

Nesse cenário, desde o início da pandemia, o Assaí tem reforçado uma série de medidas para contribuir com os públicos mais afetados pelo cenário pandêmico. No combate à fome, a empresa aumentou os investimentos e as doações de alimentos e tem feito uma série de parcerias com novas instituições para ampliar a capilaridade de distribuição das entregas.

Natal da Solidariedade

No início de dezembro, o Assaí Atacadista iniciou a campanha Natal da Solidariedade, reforçando seu papel como agente de engajamento da sociedade. O objetivo foi aumentar a quantidade de alimentos doados. A cada 10 kg arrecadados em doações feitas pelos clientes da companhia, a empresa doou mais 1,5 kg de comida.

A ação, encerrada em 19 de dezembro deste ano, arrecadou mais de 280 toneladas de produtos não perecíveis. Com a contribuição adicional do Assaí de 15% deste volume, as doações ultrapassaram as 320 toneladas de alimentos. Esses itens foram destinados a instituições sociais parceiras da companhia e distribuídos a pessoas em vulnerabilidade social das mais diversas regiões do país. A iniciativa faz parte da agenda de mobilização social da companhia, assim como a Campanha de Solidariedade, realizada entre maio e agosto deste ano, e que na ocasião arrecadou cerca de 420 toneladas de alimentos.

Chuvas na Bahia

Além destas ações, o Assaí Atacadista está recebendo, desde o dia 28/12, doações de alimentos não perecíveis, itens de limpeza e higiene pessoal que serão enviados às cidades do sul da Bahia, atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Os itens podem ser entregues em qualquer uma das 18 lojas da rede no Estado. Não há quantidade mínima para doação. Os alimentos arrecadados serão entregues às famílias afetadas pelas enchentes por meio de uma parceria com a Central Única das Favelas (CUFA).  Além dos alimentos arrecadados nas unidades, o Assaí doará 198 toneladas de produtos às famílias atingidas, distribuídas em 18 mil cestas básicas. Destas, 8 mil serão entregues via Central Única das Favelas (CUFA) e as outras 10 mil serão doadas às autoridades públicas baianas, entre elas o Corpo de Bombeiros, que farão a distribuição final e garantirão que os alimentos cheguem àqueles que mais precisam neste momento. Quando forem concluídas, as doações diretas de alimentos do Assaí totalizarão cerca de 1.200 toneladas em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo