Canal da Fundação de Cultura no YouTube é opção para aprender sobre Mixagem e assuntos relacionados

Campo Grande (MS) – Quer aprender mais sobre Mixagem e Mesa de Som? O canal da Fundação de Cultura no YouTube é uma ótima opção. Lá você encontra os vídeos produzidos por meio da Lei Aldir Blanc, dentro do edital Prêmio Arte da Graxa.

Imagem do vídeo ‘Aula de Mesa de Som’ com Júlio Alves Corrêa – Foto: FCMS/Divulgação

O Prêmio Arte da Graxa com valor total de R$ 144 mil, premiou vídeos tutoriais realizados por técnicos e produtores culturais de todos os segmentos artísticos com o intuito de transmitir o saber. Cada um dos selecionados recebeu o valor de R$ 1,8 mil.

Selecionamos para você alguns destes vídeos, que falam sobre Roadie, Resolume, Mixagem e Mesa de Som.

Roadie (do inglês road, estrada) é o técnico de apoio que viaja com uma banda em turnê, encarregado de lidar com as produções de shows. O termo aplica-se à indústria musical e trupes teatrais ou outros eventos que envolvam uma produção artística com equipamentos. Os roadies são quem executa toda a pré-produção de um espetáculo, preparando inclusive o palco.

Projeto Roadie in House, de Lucas Matheus Ovando:

https://youtu.be/G911HID7Gkg

Oficina ROADIE ON Passos básicos de um roadie no mercado de espetáculos – Joberth Luiz Fraida:

https://youtu.be/XHmrLfm3BYI

Oficina do Roadie – Diego Aguiar

https://youtu.be/XzsE3OEKYec

Roadie Tour Experience – Aperte o Start – Almir Pereira Freitas Dias

https://youtu.be/Y79QP1781tE

Profissão Rodie – Reginaldo do Santos Castelão

https://youtu.be/8BhqzTQgoRo

Resolume 4 é uma ferramenta de performance audiovisual. Ele permite reproduzir vídeo, áudio e clipes audiovisuais, misturá-los com os outros, aplicar efeitos a elas e saída dos resultados, quer para uma performance ao vivo ou para gravação. Muitas pessoas que usam Resolume são VJs. Eles misturam clipes de vídeo ao vivo para acompanhar a música.

Outros artistas usam Resolume para apresentações audiovisual, utilizando os recursos de correspondência de BPM para sincronizar clipes com o outro e, em seguida, mergulhá-los para criar uma peça completa.

Enquanto performance ao vivo é o que mais as pessoas usam para Resolume, ele também é útil para muitos outros projetos que precisam lidar com o conteúdo audiovisual. Os MIDI, DMX e Abrir Controle de Som opções torná-lo adequado para shows e instalações com script. O site do software é www.resolume.com

Aprendendo o Resolume – Hallan Gonçalves

https://youtu.be/heR–g2bTRs

Mixagem é a atividade pela qual uma multitude de fontes sonoras, no processo de armazenamento de áudio, é combinada em um ou mais canais. As fontes podem ter sido gravadas ao vivo ou em estúdio e podem ser de diferentes instrumentos, vozes, seções de orquestra, locutores ou ruídos de plateia. Durante o processo, os níveis de sinal, conteúdos de frequência, dinâmica e posição panorâmica são manipulados e efeitos como reverberação podem ser adicionados. Tal tratamento prático, estético ou criativo é feito de modo a se ter um produto final com maior apelo ao ouvinte, e incorpora efeitos e habilidades que não podem ser conseguidos com uma performance ao vivo.

O dispositivo utilizado para mixagem é conhecido como mixer, mesa de som ou console de mixagem.

Aula de Mesa de Som – Júlio Alves Corrêa

https://youtu.be/ZQCS_Zc3RPM

Guia Prático de Mixagem – Bruno Eduardo de Mello

https://youtu.be/l6e6uAHdgPI

Projeto a Arte da Mixagem – Ronaldo Benites Pereira

https://youtu.be/VB_xWeaU2CU

Então, que tal começar o ano com novos aprendizados ou até uma requalificação na sua área?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo