ACICG realizará passeata contra o mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira

Os participantes estarão munidos de faixas e cartazes e farão a entrega de folhetos com orientações de como eliminar possíveis criadouros do inseto.

Com a finalidade de promover uma conscientização sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) realizará a passeata “Liga Antimosquito” na sexta-feira (17 de dezembro), na região central. A mobilização terá início às 8h, na Praça Ary Coelho, com uma solenidade que contará com a participação de diretores da entidade e representantes da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Guarda Municipal, Bombeiros, Exército, Defesa Civil, além de empresários e colaboradores do comércio. A ação ainda conta com o apoio da empresa Aliança Hilux.

Em 2015, a ACICG realizou a 2ª Caminhada pela Vida em Campo Grande (MS) – Foto: Arquivo

A caminhada iniciará às 9h, partindo da ACICG – na Rua 15 de Novembro – e percorrerá as vias 14 de Julho, Marechal Rondon e 13 de Maio; o encerramento ocorrerá na Praça Ary Coelho. Durante o percurso, os participantes estarão munidos de faixas e cartazes e realizarão a entrega de folhetos com orientações de como eliminar possíveis criadouros do inseto. A expectativa é reunir mais de 250 pessoas, entre servidores públicos, empresários e colaboradores do comércio.

“Convidamos todo o comércio e a sociedade civil para participar deste movimento. Com a união da população, empresas e instituições governamentais faremos uma grande ação comunitária de enfrentamento ao Aedes aegypti no município”, declara o presidente da Associação Comercial, Renato Paniago.

A liderança da entidade ainda contextualiza que as doenças causadas pelo Aedes aegypti geram estragos em cadeia, impactando a saúde dos indivíduos e a sua rotina familiar, bem como, as empresas e a economia. “Essas doenças levam a afastamentos no trabalho, prejudicam a renda das famílias e acarretam perda da produtividade das organizações. As micro e pequenas empresas são as mais prejudicadas, pois possuem poucos colaboradores”, alerta Paniago.

Criada em 2017, a Liga Antimosquito é uma iniciativa da ACICG para incentivar que o setor empresarial some esforços no combate aos focos do transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya. “Este ano, a campanha terá como ação principal a caminhada na região central para alertar a população sobre a importância de medidas que ajudem a evitar o surgimento de casos dessas doenças. É essencial que todos se envolvam e sejam fiscais em suas regiões para eliminar qualquer ambiente de água parada para procriação do mosquito”, explicou o presidente da ACICG.

Ao longo dos anos a “Liga Antimosquito” incentiva as empresas a organizar internamente com seus colaboradores ações de combate ao Aedes aegypti. Entre as medidas desenvolvidas pela entidade em anos anteriores estão: a disponibilização de material publicitário informativo para os estabelecimentos comerciais, a distribuição de folhetos com instruções para evitar a proliferação do inseto, treinamentos internos com agentes de saúde, blitz de conscientização e a realização de passeatas.

Em 2021, além da mobilização da região central, funcionários da ACICG foram capacitados por representantes da SESAU e Ministério da Saúde no dia 26 de novembro para atuarem como multiplicadores de atitudes preventivas e de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo