Erupção de vulcão deixa 14 mortos e 41 feridos na Indonésia

Foto: WhatsApp/Cortesia

O Vulcão Semeru, localizado na Província de Lumajang, na Ilha de Java, no Leste da Indonésia, entrou em erupção na madrugada deste sábado (04), por volta das 03 horas (horário local), lançando cinzas e fumaça e jorrando lava quente pelas encostas da montanha. Ao menos 14 pessoas morreram e outras 41 ficaram feridas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as autoridades indonésias determinaram a evacuação imediata das cidades localizadas próximas ao vulcão, e enviaram equipes de resgate para as regiões afetadas.

Imagens divulgadas através das redes sociais mostram moradores fugindo desesperadas de uma nuvem de cinzas e fumaça que se aproxima rapidamente de suas casas.

Uma ponte de madeira localizada na região de Lumajang foi destruída, dificultado o acesso das equipes de resgate. Pelo menos dois helicópteros estão ajudando no resgate dos moradores.

O porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia (BNPB), Abdul Muhari, disse que abrigos públicos estão sendo erguidos rapidamente por voluntários para receber as vítimas.

Estamos construindo abrigos em várias áreas de Lumajang“, afirmou Abdul Muhari.

As autoridades indonésias estabeleceram uma zona restrita de 5 quilômetros ao redor da cratera do vulcão. Apenas pessoal autorizado podem se aproximar do local.

Já a Empresa Air Nav Indonésia, que controla o espaço aéreo no país, declarou que a erupção do vulcão não “causou impacto significativos” nos voos e, que por enquanto, nenhum dos aeroportos do país precisou ser fechado.

A Indonésia possui cerca de 130 vulcões ativos, sendo o Semeru o mais alto da Ilha de Java.

Em 2018, a erupção de um vulcão entre as ilhas de Java e Sumatra causou um terremoto subaquático, seguido por um tsunami, que causou a morte de aproximadamente 400 pessoas. Muitas vítimas permanecem desaparecidas, tendo sido arrastadas para o mar.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo