Biblioteca Isaias Paim recebe lançamento do trailer da Cozinha Inclusiva da Associação Juliano Varela

Campo Grande (MS) – A Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim recebe, na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro de 2021, às 8h30, o lançamento do Trailer Itinerante da Cozinha Inclusiva do projeto Cromossomo do Amor, da Associação Juliano Varela. O trailer vai circular pela cidade comercializando alimentos produzidos por alunos da Associação, e os valores obtidos vão ser revertidos para o próprio projeto.

Cozinha Inclusiva – Fotos: FCMS/Divulgação

Os 25 alunos da Associação Juliano Varela que participam da Cozinha Inclusiva recebem orientação do chef de cozinha Eduardo Rejala. No início do projeto, em 2015, empresas parceiras emprestava a cozinha para os alunos aprenderem a preparar as iguarias, em cinco turmas de cinco alunos. Mas hoje a Associação conseguiu montar uma cozinha industrial dentro da instituição para acolher os alunos do projeto.

Os entusiasmados alunos com síndrome de down preparam cachorro-quente, lanches, sushis, brownies, pães de queijo, pizzas e outras iguarias, que aprendem a fazer com o chef Rejala. Eles passam por um curso de formação, recebem certificado, e os mais aptos têm possibilidade de serem inseridos no mercado de trabalho formal da gastronomia.

“As pessoas pensam, quando compram um produto com objetivo beneficente, que não é uma coisa tão boa, mas a gente prima pela qualidade, tudo com ingredientes bons. O que fazemos é coisa muito boa, muito bem feita”, diz Elúzia Alves dos Santos, coordenadora da Cozinha Inclusiva.

Elúzia explica também que o projeto confere autonomia e autoestima muito grande para eles. “Termina a aula e eles não querem ir embora. Eles adoram”. O aluno Célio Augusto Grassi Navarro, de 35 anos, confirma: “Eu gosto de todos ali, de todo mundo. Eu queria ser chef de cozinha. Eu conheci a Elúzia e o Eduardo, são amigos nossos que fazem parte da minha história, da minha vida”.

Cozinha Inclusiva – Fotos: FCMS/Divulgação

A inserção do Trailer Itinerante no projeto veio trazer uma oportunidade maior de circulação dos produtos alimentícios pela cidade, com maior possibilidade de comercialização. “Nós conseguimos comprar o Trailer graças a uma emenda parlamentar. Vamos fazer um tour por todas as redes Comper, por toda a cidade e vamos atender a eventos, comercializando nossos produtos”. A renda obtida vai ser revertida para o próprio projeto, na compra de ingredientes.

O lançamento do Trailer Itinerante vai ser feito em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Cidadania e Cultura. Para o secretário adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, “essa experiência da Juliano Varela numa cozinha experimental inclusiva, onde eles pegam novos talentos e permitem que em especial, os jovens atendidos pela instituição possam, através da gastronomia também expressar seus talentos e construir sua autoestima, é um grande avanço na construção da cidadania. Precisamos garantir que o ser humano encontre sua plenitude, seja nos seus talentos, direitos e vida em sociedade. É um marco para nós ter esse lançamento no nosso espaço”.

SERVIÇO:

Lançamento do Trailer Itinerante – Cozinha Inclusiva do projeto “O Cromossomo do Amor”, da Associação Juliano Varela

Data: 19 de novembro de 2021, sexta-feira

Horário: 8h30

Local: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim

Endereço: Memorial da Cultura e da Cidadania. Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo