No Cinquentenário de fundação, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras lança seu hino oficial

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) – Foto: Arquivo ASL/Divulgação

Fundada em 30 de outubro de 1971, a pioneira Academia de Letras e História de Campo Grande foi – através de assembleia geral – transformada oficialmente em Academia estadual: Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), em 1979, com a instalação da nova unidade da Federação (MS). Portanto, há 50 anos a representativa instituição literária e cultural vem zelando pelos seus desígnios estatutários e demarcando história. Com 40 Cadeiras, aos moldes da ABL, a ASL – que em 2017 inaugurou sua moderna sede atual nos altos do Bairro São Francisco, Campo Grande, com biblioteca, salas de reunião e amplo auditório. Ao longo da sua trajetória implantou e mantém relevantes programas e eventos fomentando a produção cultural e a difusão artística regional em diversas manifestações, como por exemplo: concursos literários de contos e de poesia com inscrições gratuitas e premiações para escritores locais, palestras diversificadas, sessões literoculturais, revista, suplemento cultural e demais publicações, conferências, simpósios, e tantas outras atividades (da entidade e de seus integrantes) voltadas para o engajamento arte/cultura/educação, buscando ademais o congraçamento e a maior aproximação entre os representantes da cultura nacional e estadual.

50 anos de plenas e reconhecidas atividades… e, agora nas comemorações do seu Cinquentenário, enfim a Academia demarcou a data com o lançamento oficial do seu Hino da ASL (Canção ‘Luz das Letras’), obra da autoria dos escritores/compositores e acadêmicos Rubenio Marcelo e Henrique de Medeiros. Na parceria, os autores retrataram os aspectos culturais e históricos da instituição, celebrando desde nomes dos fundadores até a tradição e metas. A simbólica peça institucional, que foi gravada com a interpretação/voz do cantor Áttila Gomes, sincroniza uma tessitura melódica fluente, valorizando (na instrumentalização) contrapontos vibrantes de violões solos em consonância com o timbre penetrante do cello e esteio de cordas-base, sendo que, como efeito final, a composição aumenta um tom na última repetição do estribilho. Assim, distinguindo a identidade da instituição, doravante o Hino-Canção Luz das Letras integrará abertura das cerimônias oficiais e sessões solenes da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Rubenio Marcelo & Henrique de Medeiros, autores do Hino da ASL (Canção Luz das Letras) – Foto: Arquivo ASL/Divulgação

Rubenio Marcelo, que é membro e ex-secretário-geral da ASL, além de poeta e compositor, assim explica aspectos estéticos: “propositalmente, a obra timbra cadência e harmonia musical com natural caracterização do moderno e fluência próprias dos desígnios da arte contemporânea – desarraigando-se do habitual ‘semblante’ costumeiramente empregado em obras do gênero -, e sem renunciar ao lírico, enaltecendo as vibrantes energias do engajamento necessário”.   Já o coautor Henrique Alberto de Medeiros Filho, membro e atual presidente da ASL, afirma: “Com desvelo, procuramos retratar os desígnios específicos da instituição, sem esquecermos os pioneiros e objetivos da nossa Academia, que caminha de mãos dadas com o Estado de MS, desde o seu surgimento. O contexto letrístico é simbolizado no dístico “Litterarum Lumen” que ilustra o brasão da ASL”.

Para ouvir o Hino da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (Canção ‘Luz das Letras’) acessar link/videoclipe a seguir:

Um Comentário sobre “No Cinquentenário de fundação, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras lança seu hino oficial”

  1. Reni disse:

    ótimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo