“Campão Cultural” promove 1ª Feira de Música com foco em networking e negócios

Evento concentrado na Esplanada Ferroviária terá várias atividades com profissionais renomados e inscrições gratuitas

1ª Feira de Música será realizada no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande (MS) – Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – O festival “Campão Cultural”, que acontece entre 22 de novembro e 05 de dezembro, abre espaço na segunda semana de sua programação para a “1ª Feira de Música de Campão”. O evento, dedicado ao segmento musical, vai ser realizado de 29/11 a 4/12 no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária, região histórica do centro de Campo Grande. A feira terá palestras, workshops, painéis, estandes, DJs e shows musicais. O objetivo é incluir Mato Grosso do Sul entre os Estados brasileiros que contam com uma feira dedicada à música e, mais especificamente, à música como negócio.

“O intuito é fomentar o mercado da música independente de MS. Fortalecer os laços de músicos e produtores do Estado entre si e criar redes com produtores de outras regiões do País”, reforça Vitor Maia, coordenador do Núcleo de Música da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Com 14 convidados, as palestras e workshops abordarão temas relacionados à gestão e desenvolvimento de carreira, direção artística, distribuição musical e lançamento, novas tecnologias, importância de uma boa comunicação, além de questões técnicas, históricas e culturais, como a influência paraguaia na música sul-mato-grossense.

Segundo o produtor-geral e curador Demetrius Hernandes, a “1ª Feira de Música de Campão” abre espaço para que artistas de Mato Grosso do Sul se aproximem de produtores, managers e outros profissionais do business musical. “Existe um circuito de feiras no Brasil com uma rede de contatos e de troca profissional. Queremos que o músico sul-mato-grossense participe disso também. É a oportunidade para artistas regionais serem vistos por quem já está inserido no mercado nacional. Uma porta que se abre”, afirma.

Barral Lima, Campeão Cultural da Feira de Música – Crédito: Ed Zimerer

Networking e circuito

Entre os convidados da feira está Barral Lima, que irá ministrar um workshop de direção artística para carreiras musicais. Este mineiro construiu uma carreira de destaque na música brasileira. Sua experiência vai da composição à produção artística e musical, com um hall de artistas que incluem Lô Borges, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Fernanda Takai, Sá & Guarabira, entre outros. Barral também é um dos agitadores do cenário como realizador de festivais como MARTE, BH Rock Week e Palco Ultra.

Barral também ocupou um papel estratégico na realização da feira de música no festival em Campo Grande. “Recebi o convite de auxiliar na curadoria com o maior prazer. Eu acompanho de perto esse circuito, tenho muitos contatos e convidei profissionais que acredito que farão diferença no cenário da região”, ressalta. Para ele, o mais importante é que os músicos, profissionais e interessados participem. “É um espaço para fazer networking, conhecer e se relacionar profissionais de outros lugares”, explica.

Em seu workshop, o produtor assistirá apresentação de cinco artistas ao vivo e tecerá comentários a partir da observação de elementos como performance, arranjos, produção, etc. “É um jeito de ajudar o artista a se encontrar e se alinhar em direção ao que ele busca. Minha opinião não é absoluta, mas acredito que minha experiência possa ajudar o músico ou a banda a se alinhar em direção ao seu objetivo”, detalha.

Esclarecendo funções

Fazer a gestão de carreira de um artista é um trabalho que, segundo Letz Spindola, é pouco compreendido mas, essencial, para garantir o crescimento do artista dentro do negócio. “Eu trabalho com gestão 360º. Isso significa que sou manager, booker, produtora de estrada”, explica a artist manager e produtora, que saiu de Campo Grande para desbravar mercados em São Paulo e já trabalhou com artistas como Jaloo e Molho Negro. Atualmente, Letz é manager da MC Thá.

Letz Spindola, manager da MC Thá – Crédito: Divulgação

Ela participa da “Feira de Música de Campão” com a palestra “De Campo Grande a São Paulo: Construção e Gerenciamento de Carreiras”. “É mais um bate-papo. Vou falar sobre minha experiência e sobre meu trabalho, sobre mercado e todas as áreas envolvidas na gestão de uma carreira”, adianta. O encontro com Letz é uma oportunidade para ter contato com uma área ainda pouco conhecida. “Existe um déficit nesse mercado. Os artistas precisam disputar manager e, por vezes, o profissional precisa acumular funções”, explica.

Para participar

As inscrições para as palestras poderão ser feitas por meio do e-mail fcmsmusica@gmail.com ou pelo WhatsApp (67) 99959-6056. Além disso, os organizadores reservarão 50% das vagas a serem distribuídas por ordem de chegada. Algumas palestras ocorrerão de forma digital, mas a maioria será presencial, no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária.

Para garantir a segurança, serão seguidas medidas de segurança sanitária como o espaçamento de 1,5 metro entre os participantes, uso de máscara obrigatório e disponibilização de álcool em gel. O espaço dos estandes e shows terá um limite de público de acordo com as normas em vigor para definir o número máximo de pessoas no local. 

Confira a programação clicando aqui.

Campão Cultural  

1ª Feira de Música de Campão  

Armazém Cultural

Esplanada Ferroviária

Campo Grande – MS

Inscrições

E-Mail: fcmsmusica@gmail.com

WhatsApp: (67) 99959-6056

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo