Terremoto de 5,7 graus na Escala Richter atinge o Peru

Os abalos sísmicos também foram sentidos no Norte do Brasil

Foto: Divulgação

Um terremoto de magnitude de 5,7 graus na Escala Richter atingiu o Oeste do Peru na noite deste sábado (09). O abalo sísmico também foi sentido no Norte do Brasil, especialmente no Estado do Acre. Ainda não há informações sobre vítimas nos dois países.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tremor também foi sentido na Bolívia e em Rondônia, no Brasil. O fenômeno foi registrado na fronteira entre Peru, Brasil e Bolívia.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), informou que o terremoto teve epicentro a 13,5 km de profundidade, a 136 km de distância da província peruana de Quelouno.

Especialistas consideram a distância da superfície muita pequena, o suficiente para aumentar os impactos do abalo e, consequentemente, amplificar os danos.

O epicentro, no entanto, está localizado em uma área de densa vegetação nativa, na região de Madre de Diós, próximo ao Alto Purus. Essa área é bastante isolada e despovoada, sendo essa uma das razões para que não houvesse vítimas ou danos na infraestrutura.

Na semana passada, um outro terremoto foi sentido na fronteira entre Peru, Bolívia e Brasil. Porém o epicentro ocorreu em uma profundidade muito maior, o que minimizou os possíveis impactos e danos.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo