Lava do Vulcão Cumbre Vieja atinge casas em La Palma, na Espanha

A lava continua jorrando e descendo a montanha, destruindo tudo o que está em sua frente. Centenas de residências já foram destruídas.

O Vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias, na Espanha, continua expelindo lava, cinzas e fumaça, colocando em risco a saúde da população.

O vulcão encontra-se em erupção há mais de duas semanas e já causou a destruição de aproximadamente 950 prédios e residências, além de ter coberto uma área de 431 hectares de terra com vegetação.

Imagem mostra lava do vulcão atingindo casas em La Palma, na Espanha — Foto: Instituto Volcanológico de Canarias/via Reuters

Na manhã de sábado (09), as autoridades locais registraram a ocorrência de relâmpagos. Não há registro de vítimas. O aeroporto da região que estava fechado há cerca de dois dias, foi reaberto na manhã deste domingo (10).

Por causa das cinzas lanças na atmosfera, as autoridades determinaram o fechamento do aeroporto e cancelaram dezenas de voos. A situação já foi normalizada.

A lava quando entra em contato com o mar se solidifica, mas antes gera gases altamente tóxicos, colocando em risco a saúde dos moradores. A população local foi orientada a selar hermeticamente portas e janelas com fitas adesivas, e a colocar panos úmidos por toda a casa.

Até o momento a erupção do vulcão não causou vítimas, mas provocou danos sérios na infraestrutura de algumas cidades e aldeias em La Palma. Muitos moradores perderam praticamente todos os seus pertences, depois que a lava alcançou suas casas, destruindo-as completamente. Cerca de 6 mil pessoas ficaram desalojadas e foram levadas para abrigos públicos ou casas de parentes e amigos.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo