Terremoto de 5,8 graus na Escala Richter atinge a Grécia

Um forte terremoto de magnitude de 5,8 graus na Escala Richter atingiu na manhã desta segunda-feira (27), por volta das 09h17min (horário local), a Ilha de Creta, na Grécia, causando a morte de pelo menos uma pessoa e deixando outras nove feridas. Ainda não há informações sobre danos, mas as autoridades acreditam que sejam eles sejam sérios.

Bombeiros gregos procuram por vítimas nos escombros de uma igreja que desabou nesta segunda-feira (27) em Arkalochori, na Ilha de Creta, na Grécia – Foto: Stefanos Rapanis/Reuters

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tremor foi sentido em várias partes da Grécia, porém sem deixar danos ou vítimas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) e o Instituto Geodinâmico de Atenas informaram que o epicentro do abalo sísmico ocorreu a 10 km de profundidade, a 346 km ao Sul de Atenas, capital do país, e a 23 km a Noroeste de Arvi, no Sudeste de Creta.

Testemunhas disseram que a cúpula de uma igreja que estava em reforma na cidade de Arkalochori, desabou, causando a morte de uma pessoa e deixando outras nove feridas.

Vários prédios foram danificados, alguns com rachaduras largas. Os edifícios foram interditados devido ao risco de desabamento.

Assustados, moradores de uma rua na cidade de Heraklion correram para foram de suas casas e ainda permanecem do lado de fora. As escolas foram fechadas e os alunos foram dispensados.

Os voos não foram afetados no Aeroporto de Heraklion e a Associação Hoteleira da cidade disse que não houve danos sérios nos hotéis da cidade.

A imprensa grega relata que vários prédios históricos foram danificados em cidades e aldeias próximas ao local do epicentro do tremor, na parte oriental da ilha.

Com informações das Agências France Presse e Ansa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo