Harmonização de carnes e vinhos é uma das atrações do Festival da Carne

067 Vinho apresentará opções para integrar o vinho ao churrasco, garantindo muito sabor

Mais que uma refeição, o churrasco é um símbolo da gastronomia de Mato Grosso do Sul. Com o clima predominantemente quente do Estado, a cerveja e a caipirinha sempre foram as apostas na combinação com a carne assada. Nesse universo, outra bebida que vem se tornando popular é o vinho, que harmonizado com a carne, torna a experiência gastronômica rica em sabores.

Harmonização de vinhos e carnes – Foto: Divulgação

Durante o Festival da Carne, que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro na Esplanada Ferroviária, em Campo Grande, a 067 Vinhos vai apresentar ao público as opções de combinação entre carnes e vinhos. “A sintonia entre a bebida e a carne depende do ponto da carne e nível de gordura, mas em geral, recomendamos vinhos com taninos relevantes. Este componente está presente na casca da uva e quando vai à boca causa adstringência. Encontrar o nível de tanino adequado favorece a melhor harmonização”, recomenda o sommelier Jonas Eduardo.

Ainda segundo o especialista, além do vinho tinto é possível arriscar com sucesso frisantes, vinhos brancos e rosés, mas sempre com atenção à temperatura de cada tipo de bebida. “A temperatura é importante para extrair a melhor versão para todo sabor e aroma do vinho. O resultado é diretamente conectado com a temperatura que o vinho é servido, pois os aromas precisam de volatilidade e evaporação para serem percebidos”, aconselha. Para os vinhos tintos a temperatura deve estar sempre entre 16 e 20 graus e os espumantes, rosés e brancos, de 6 a 9 graus.

O Festival da Carne do MS marca um importante momento de retomada dos eventos gastronômicos e, segundo o proprietário da 067 Vinhos, Alan Oliveira, a iniciativa fomenta além da gastronomia, a cultura do Estado. “Este evento representa o caminho da cultura e desenvolvimento de um dos bens mais queridos de nosso Estado, que é o churrasco. O sul-mato-grossense vive essa cultura em níveis mais intensos e no Festival, o público vai encontrar um espaço onde ele terá disponibilidade de um evento cultural com vários tipos de carnes diferentes e a oportunidade de conhecer mais sobre a harmonização”, revela.

A marca conta com vários rótulos adequados para combinação entre carnes e vinhos, que serão apresentados durante todos os dias do evento. Entre eles, o da Vinícola Miolo, fabricado na Bahia e perfeito para harmonização com churrasco, feijoada e pratos mais condimentados; o Tabocas, do Espírito Santo, feito em barricas de jequitibá rosa e ainda os vinhos portugueses, entre outros.  As novidades ficarão por conta dos rótulos originais, ligados à regionalidade sul-mato-grossense

Serviço
O Festival da Carne do MS acontece de 8 a 10 de outubro de 2021, tem entrada gratuita e é uma realização de Beber e Comer MS e Campo Grande Destination, com o patrocínio da Rotele, 067 Vinhos, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (Senar/MS), Hambugreria, Steak Store / VPJ, Vermelho Beef, Boi de Capim, Faroka, La Parrilla, Distribuidora Raiz, Bella Bufalla, Boibras e Poro Food. O evento conta com o apoio do Governo de MS por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e da FundTur (Fundação de Turismo), da Prefeitura de Campo Grande, através da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande), Sebrae/MS e Embrapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo