Tempestade atinge o Monte Elbrus, na Rússia, e mata 5 alpinistas

Uma forte e repentina tempestade atingiu nesta quinta-feira (23) o Monte Elbrus, no Cáucaso Russo, causando a morte de pelo menos cinco alpinistas. Outros membros da equipe ficaram isolados e tiveram que ser resgatados de helicópteros.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, equipes de emergência foram mobilizadas e enviadas para a região, os feridos foram socorridos e encaminhados a hospitais da região. Já os corpos das vítimas fatais foram resgatados e levados para o necrotério de um hospital próximo a montanha.

Equipes de resgate socorrem vítimas de uma tempestade no Monte Elbrus, na República de Kabardino-Balkaria, na Rússia. Cinco alpinistas morreram – Foto: Ministério de Emergência da Rússia/Reuters

O Ministério de Emergências da Rússia informou que a tempestade começou repentinamente, pegando os alpinistas de surpresa, e que os socorristas conseguiram salvar 14 pessoas, que foram transportadas e atendidas por equipes médicas, antes de serem levadas a hospitais da região.

Conseguimos salvar 14 pessoas, que foram transportadas e atendidas por equipes médicas. Lamentavelmente, cinco pessoas morreram“, diz o comunicado oficial do Ministério de Emergências da Rússia.

Outros 19 alpinistas ficaram isolados em uma área a mais de 5 mil metros de altura, sob condições meteorológicas péssimas. Assim que o tempo melhorou foram socorridos.

O Serviço de Emergência Russo enviou para o local, 69 socorristas, 16 veículos e três helicópteros. A equipe trabalhou em condições extremamente difíceis, sob chuva intensa e fortes rajadas de vento, que chegaram a 70 km/h. A temperatura caiu significativamente, atingindo os 20 graus negativos.

A operação de resgate durou cerca de cinco horas e terminou na madrugada desta sexta-feira (24), por volta das 03h15min (horário de Brasília).

O organizador da escalada Monte Elbrus, Denis Alimov, disse em entrevista coletiva que uma das alpinistas se sentiu mal na manhã de quinta-feira (23) e, que por essa razão, desistiu da escalada, retornando para a sede do clube de alpinismo na companhia de um guia.

Os demais alpinistas decidiram prosseguir e foram surpreendidos pela tempestade. A mulher que se sentiu mal, morreu quando descia a montanha na companhia do guia.

Não há informações sobre o estado de saúde do guia.

O monte Elbrus possui 5.642 metros de altura e é considerado o maior do Cáucaso e da Europa.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo