Globo e Som livre encerram produção de trilhas sonoras de novelas em CDs

As músicas, a partir de agora, apenas serão disponibilizadas através das plataformas digitais

A era dos LPs de vinil acabou, assim como a das fitas K7, deixando para trás uma legião de saudosistas. Agora, a era dos CDs está com os dias contados, principalmente os das trilhas de novela.

A Rede Globo de Televisão e a Empresa Som Livre anunciaram o fim das trilhas sonoras de suas novelas e séries no formato físico, ou seja, CDs. Agora, para ter acesso as músicas das telenovelas e minisséries, é necessário acessar as plataformas digitais, tipo Streaming. A decisão, no entanto, ainda levará algum tempo, mas a produção de CDs contendo as trilhas sonoras da teledramaturgia da TV Globo já está sendo suspensa.

Foto: Álvaro Barbosa

Ao longo dos anos, os ‘noveleiros’ de plantão podiam guardar as músicas através dos LPs e fitas K7, objetos extintos há muitos anos. O último LP de novela foi produzido em 1997, com a trilha sonora de ‘A Indomada’. A partir de então, as músicas foram produzidas na nova mídia digital, o CD, sendo que a primeira novela a ter a trilha sonora impressa no novo formato foi ‘O Salvador da Pátria’ em 1989.

Na década de 1980, as trilhas sonoras de telenovelas tiveram seu ápice, sobretudo no que diz respeito as produções feitas pela TV Globo. O CD contendo as músicas do primeiro volume da novela ‘Rei do Gado’ foi confeccionado em 1996 e superou a marca de 2 milhões de CDs vendidos.

Ao longo da década de 2000, as tiragens de CDs contendo a trilha sonora das novelas foi diminuindo significativamente. Recentemente as empresas produziam apenas 1.000 unidades de cada novela ou série.

Com a chegada da pandemia da Covid-19 (Coronavírus), a situação se agravou, com a venda de CDs tendo uma queda significativa. Algumas lojas, por exemplo, desistiram de continuar vendendo CDs, seja de novela ou de compositores e cantores.

Em nota, a Assessoria de Imprensa da Som Livre, gravadora do Grupo Globo, informou que a empresa não está mais produzindo material físico de trilhas sonoras e nem de artistas, salvo algumas exceções.

Os últimos CDs produzidos pela TV Globo e pela Som Livre foram os das novelas ‘Amor de Mãe’ (vol. 1) e ‘Salva-se Quem Puder’ (Vol.1).

O gerente de uma livraria de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, disse a equipe de reportagem que os proprietários decidiram encerrar a venda de CDs, DVDs e Blu-Ray, devido à baixa procura por parte dos clientes.

As unidades que ainda se encontram na loja estão sendo vendidas por um preço abaixo do custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo