Vulcão entra em atividade na Costa da África

Caso o vulcão entre realmente em erupção, poderá provocar um tsunami que deve atingir o Brasil

O Vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilha de La Palma, no litoral da África, entrou em atividade nesta quinta-feira (16) e deixou as autoridades espanholas, responsáveis pela ilha, preocupadas, já que a força de uma erupção pode provocar um tsunami gigantesco, capaz de atingir o Brasil.

Vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma, na Costa da África – Foto: Divulgação

As autoridades espanholas decretaram alerta amarelo na região onde fica localizada a Ilha de La Palma, e suspendeu a navegação nessa área, que fica próxima a Mauritânia, Marrocos e Saara Ocidental.

Pesquisadores, meteorologias e especialistas ouvidos pela equipe de reportagem são unânimes em afirmar que se a erupção se tornar mais intensa, poderá provocar um tsunami capaz de atingir as Américas Central, do Norte e do Sul, incluindo o Brasil.

As regiões brasileiras mais afetadas pelo tsunami seriam o Nordeste e o Norte. A informação de elevação de nível do vulcão foi dada pelo Site MetSul Meteorologia, e confirmada pelas agências de notícias Reuters e France Presse.

O Instituto Geográfico Nacional da Espanha informou que houve um aumento significativo de atividade sísmica ao redor do vulcão, e que uma erupção pode ocorrer nos próximos dias.

Foto: Divulgação

As autoridades espanholas disseram que não há evidências reais de que possa haver uma erupção imediata, mas que a situação pode mudar a qualquer momento, já que novos tremores de terra são esperados nos próximos dias nas imediações do vulcão.

Os tremores de terra na Ilha de La Palma foram de 3 graus na Escala Richter, com o epicentro localizado a 12 km de profundidade. Somente ontem foram registrados 100 tremores de baixa intensidade.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo