Projeto MS Meu Samba oferece oficinas gratuitas nas escolas de samba de Campo Grande

Campo Grande (MS) – Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 24 de agosto de 2021, o termo de fomento cuja finalidade é realizar o repasse financeiro voluntário para custear a realização de oficinas para as escolas de sambas adultas e mirim filiadas à Lienca (Liga das Escolas de Samba de Campo Grande), a se realizar na cidade de Campo Grande/MS. O valor que a Fundação de Cultura está repassando para as escolas de samba, para a implementação do projeto, é de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).

Foto: Divulgação

O projeto MS Meu Samba tem por objetivo principal o apoio às Ligas de Escolas de Samba. Este segmento artístico de Campo Grande abarca mais de três mil carnavalescos, dentre eles: bateristas, aderecistas, figurinistas, costureiros, mestres de bateria e brincantes de todas as idades. Artistas oriundos das oito agremiações que compõem a Liga das Entidades Carnavalescas na Capital. Tais artistas encontram-se na atualidade em situação de vulnerabilidade social, pois a renda básica obtida por essas famílias, na maioria das vezes, vem do carnaval. Dedicam-se o ano todo à produção desse espetáculo cultural e popular, que nesse momento de pandemia não pode ser realizado.

O projeto é um auxílio emergencial que visa ao fortalecimento a todas as categorias buscando amenizar as dificuldades enfrentadas pelos artistas sul-mato-grossenses. Acredita-se ser esse o momento para oferecer conhecimento, por meio de cursos e oficinas aos trabalhadores da cultura de todos os segmentos, buscando um resultado positivo por meio da capacitação de profissionais, tornando-os mais preparados nas suas respectivas áreas de atuação.

Apostando em uma Política de democratização da cultura, transparente e ágil, principalmente nesse momento de enfrentamento ao COVID 19 e visando atender a um quantitativo cada vez maior e diversificado de artistas, a Fundação de Cultura de MS pretende oportunizar e incentivar o artista local, valorizando sua arte, sua trajetória artística, sua história e seu jeito de ser como forma de identificação de práticas e manifestações culturais existentes no estado, além de apostar na contínua formação de plateia, mesmo em tempos de Covid 19, propiciando assim, melhor e maior entendimento e reconhecimento dos traços que marcam a produção artística em Mato Grosso do Sul.

O presidente da Lienca, Alan Catharinelli, manifestou sua preocupação com a manutenção das escolas de samba durante este ano de pandemia, com o cancelamento do desfile das escolas de samba na avenida. “Nós não vamos poder abrir os barracões, o ano inteiro as escolas vão ficar fechadas sem saber se ano que vem vai ter carnaval. Então nos comprometemos a dar uma contrapartida, uma prestação de contas aos recursos recebidos, com o oferecimento de cursos e oficinas culturais ao longo do ano. Estamos muito tristes com o cancelamento do desfile, mas sabemos que é necessário, para preservar a saúde da população”.

Confira as oficinas que serão oferecidas pelo projeto:

Oficina A Harmonia – uma equipe de líderes, o sucesso na atividade e na condução de massas numa agremiação carnavalesca. Datas: 27, 28 e 29 de agosto, das 18 às 21 horas. Local: Rua Flor do Lácio, 55, Bairro Silvia Regina. Contato: 99613-5583 (Marilene)

Oficina Baianas e Baianinhas na concepção Mirim e do ECA. Data: 03 de outubro, das 10 às 13 horas. Local: Rua dos Ferroviários, 397, Bairro Cabreúva. Contato: 99223-5517 (Marili)

Oficina Bateria. Datas: 11 e 18 de setembro, das 17 às 21 horas. Local: Avenida Florestal, 847, Bairro Coophatrabalho. Contato: 991708422 (Dilson)

Oficina A importância da direção de carnaval e do quesito Harmonia no Desfile da Escola de Samba. Datas: 18 e 25 de setembro, das 15 às 18 horas. Local: Rua Papilon, 450, Bairro Estrela do Sul. Contato: 99236-5046 (Alex)

Oficina Enredo. Datas: 19 e 26 de setembro e 3 de outubro, das 15 às 18 horas. Local: Rua Sabino José da Costa, 890, Vila Nasser. Contato: 99908-1334 (Fabian)

Oficina Passista. Datas: 15 e 16 de setembro, das 18h30 às 21h30. Local: Rua Charlote, 45, Conjunto Aero Rancho, Setor 6. Contato: 99334-4871 (Alberto)

Oficina Passista. Datas: 15 e 16 de setembro, das 18h30 às 21h30. Local: Rua Inocência Moreira dos Santos, 45, Aero Rancho, Setor 6. Contato: 99334-4871 (Alberto)

Oficina Samba de Enredo: do enredo ao samba. Datas: 4 e 25 de setembro, das 15 às 18 horas. Local: Rua Armando Holanda, 226, Bairro José Abrão. Contato: 99258-0859 (Diogo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo