“Bolsonaro desrespeita as Forças Armadas”, diz General Santos Cruz aos ‘4 Ases’

São Paulo (SP) – O Presidente da República tem todo o respeito das Forças Armadas, como todos os presidentes tiveram, o que é protocolar e previsto em lei. Mas a recíproca não é verdadeira, na avaliação do ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, General da Reserva, Alberto dos Santos Cruz.

General Santos Cruz – Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Participando como convidado especial do programa semanal 4 Ases, ele frisou que as Forças Armadas externam toda a conduta cerimonial de respeito à autoridade, mas o comportamento de Jair Bolsonaro não segue os mesmos padrões: “Quem não está respeitando as Forças Armadas é o Presidente. Infelizmente ele tenta arrastar as Forças Armadas para o jogo político e disputas de poder.”

O general citou especificamente o episódio em que os comandantes das três forças foram trocados por Bolsonaro. “Comandantes militares não são políticos, são elementos operacionais, e todos foram removidos pelo Presidente sem qualquer explicação, o que é um desrespeito total às pessoas, às funções que ocupavam e um desrespeito as instituições, Exército, Marinha e Aeronáutica”, frisou o general.

Em conversa ao vivo com os quatro protagonistas do programa, Santos Cruz afirmou que não vê qualquer restrição ao impeachment do presidente, fez duras críticas à condução da pandemia da covid-19 por Bolsonaro, e rechaçou a tese de que as Forças Armadas sejam um ‘poder moderador’ e que, portanto, um golpe seria, de alguma forma, algo constitucional.

“Não tem nenhuma base legal, jurídica. Nenhum amparo legal, nenhum cabimento. Essa história é um absurdo, está sendo explorada de maneira absurda pelo Poder Executivo”, advertiu o general sobre a forçosa interpretação do artigo 142 da Constituição, feita pelo presidente e seus seguidores. “As Forças Armadas são para proteger os Poderes. Não tem nenhuma pista na Constituição que fale em poder moderador”, concluiu.

Ao longo do programa, o General também revelou que recebeu convites, pretende se filiar a um partido político em breve, e concorrer nas eleições de 2022. A íntegra do programa, realizado na quinta-feira (19/8), está disponível no canal dos 4 Ases no YouTube nos links abaixo.

Programa especial com o General Alberto dos Santos Cruz

https://www.youtube.com/watch?v=QhojZmwObQA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo