Coxim terá “Encontro de Comitivas” em agosto com recursos do FIC/MS

Campo Grande (MS) – As tradições das comitivas pantaneiras na região de Coxim serão celebradas em extensa manifestação cultural durante o I ENCONTRO FOLCLÓRICO DE COMITIVAS PANTANEIRAS EM COXIM – MS que começa dia 21 de agosto a 26 de setembro deste ano.

Comitiva Pantaneira – Foto: Maikon Leal

Este é mais um projeto financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul – FIC/MS, através da Fundação de Cultura do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e foi contemplado através do Edital 01/2019. Com a paralisação das atividades presenciais devido a Pandemia, o projeto sofreu mudanças para adequar aos protocolos de biossegurança.

Os eventos serão realizados aos sábados e domingos, das 17h00 às 20h00, na praça da antiga concha-acústica de Coxim obedecendo os devidos cuidados. Durante a manifestação cultural serão celebrados os costumes e tradições das comitivas pantaneiras da região de Coxim – MS, seu modo de falar, seus causos, sua culinária típica, a apresentação dos apetrechos tradicionais como o berrante, as bruacas de carga, a trempe, os arreios diversos, os ritmos regionais e a indumentária pantaneira entre outros ícones.

Evento terá atividades artísticas e cozinha de comitiva

O projeto, proposto pelo artesão Júlio Norberto Gomes, mais conhecido como Júlio Pipoca, da Comitiva dos Amigos, foi elaborado pelo turismólogo Ariel Albrecht, e prevê também a realização de um encontro folclórico de cozinhas de comitivas pantaneiras, com programação de atividades artísticas e culturais para a família, desde o preparo e a distribuição de milhares de refeições típicas pantaneiras e performances de música, dança, poesia e teatro, sempre alusivas à temática da cultura pantaneira em Coxim e região.

O I Encontro Folclórico de Comitivas Pantaneiras, que também conta com a parceria do SEBRAE/MS, vai incrementar ações e projetos de incentivo e promoção da cultura pantaneira. “Através do conceito de economia criativa podemos fomentar o desenvolvimento sustentável nos municípios de Mato Grosso do Sul e do Pantanal”, destacou Albrecht.

Com a Retomada MS e o programa “MS Cultura Cidadão”, recentemente anunciados pelo governador Reinaldo Azambuja para apoiar os setores mais atingidos com a Pandemia, inclusive o turismo, a expectativa é que empresas e profissionais ligados a estes segmentos em todo o estado possam, finalmente, recuperar a economia. “A cultura e o turismo são áreas essenciais para o município e esta ajuda veio em boa hora”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo