Incêndios florestais atingem a Grécia e a Turquia e destroem mais de 150 casas

Imagem obtida nesta sexta-feira (06) em Afidnes, próximo a Atenas, capital da Grécia, mostra uma casa sendo destruída pelas chamas – Foto: Thanassis Stavrakis/AP Photo

Incêndios florestais de grandes proporções estão atingindo e devastando a Grécia e a Turquia. Até o momento cinco pessoas ficaram feridas e mais de 150 residências foram totalmente destruídas.

As chamas estão se alastrando rapidamente e podem atingir uma central termoelétrica na Turquia, podendo ocasionar um ‘apagão’ em várias regiões.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os incêndios já destruíram mais de 1.200 hectares de florestas e mata nativas e estão avançando em direção a cinco cidades que ficam localizada nas proximidades de Atenas, capital da Grécia.

As autoridades gregas suspenderam as aulas em todo o país e determinaram o fechamento de todos os prédios públicos que ficam localizados em cidades próximas a Atenas.

A Grécia está combatendo as chamas com uma equipe formada por 450 bombeiros e precisam desesperadamente de ajuda internacional. França, Suíça, Suécia, Chipre e Israel prometeram ajudar os gregos e devem enviar nas próximas horas, equipes de brigadistas e equipamentos.

Imagem mostra o fogo se aproximando da cidade de Afidnes, próximo a Atenas, capital da Grécia. Uma igreja encontra-se no caminho das chamas – Foto: Thanassis Stavrakis/AP Photo

Bombeiros gregos, ajudados por colegas franceses, combateram nesta sexta-feira (06) um grande incêndio a 30 km ao Norte de Atenas, capital da Grécia. Cinco cidades gregas precisaram ser esvaziadas.

Um incêndio de grandes proporções atingiu o sopé do Monte Parnés, destruindo-o completamente. Mais de 1.200 hectares foram queimados.

O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, disse na noite de quinta-feira (05) que os incêndios florestais no país estão ficando foram de controle, e que a situação é extremamente crítica.

Nosso país está enfrentando uma situação extremamente crítica“, disse Kyriakos Mitsotakis.

Estamos enfrentando condições sem precedentes, já que vários dias de ondas de calor transformaram o país em um barril de pólvora”, completou o primeiro-ministro grego.

Floresta localizada próximo a Atenas, na Grécia, foi totalmente devastada pelas chamas nesta sexta-feira (08) – Foto: Thanassis Stavrakis/AP Photo

Dos 99 incêndios florestais registrados na Grécia, 57 ainda não haviam sido totalmente controlados. Todas as estradas dessas regiões foram fechadas.

A Defesa Civil da Grécia anunciou a chegada de bombeiros e brigadistas francesas, suíças e suecas na manhã deste domingo (08). Equipes do Chipre devem chegar na segunda-feira (09).

Equipes israelenses devem viajar para a Grécia em um avião civil. Ao todo, 15 bombeiros e brigadistas israelenses devem embargar para o território grego.

Na Turquia, os incêndios estão se alastrando rapidamente, mas eles estão controlados e ainda não provocaram vítimas ou danos sérios a infraestrutura do país.

Devido a censura imposta à imprensa pelo governo turco, informações sobre os incêndios florestais são escassas e estão sendo obtidas através de moradores.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e Ansa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo