Incêndio atinge e destrói galpão da Cinemateca Brasileira em São Paulo

Um incêndio de grandes proporções está destruindo um galpão da Cinemateca Brasileira que fica localizado na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo. O prejuízo é incalculável, já que rolos de filmes estão sendo perdidos.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas as autoridades policiais já estão investigando o ocorrido.

Equipes das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e já estão no local. As vias públicas que dão acesso ao prédio foram interditadas.

Foto: WhatsApp

O fogo começou por volta das 18 horas (horário de Brasília) e atingiu a edificação da Cinemateca Brasileira que fica localizada na Rua Othão, nº 290. No local existe um conjunto de galpões, de aproximadamente 6.356 m² de área construída, onde são guardados parte do acervo de filmes.

A sede principal da Cinemateca Brasileira fica localizada na Vila Mariana, que não foi afetada.

Equipes da Defesa Civil já foram mobilizadas e enviadas para o local. A preocupação dos técnicos é com o comprometimento da edificação, que pode desabar. Até o momento não há registro de vítimas, apenas danos materiais.

Ao todo, foram enviadas para o local 15 viaturas do Corpo de Bombeiros, quatro da Polícia Militar, duas da Polícia Civil, e uma da Defesa Civil. Cerca de 50 bombeiros estão trabalhando no combate às chamas, que se alastraram rapidamente, porque os rolos de filmes são considerados materiais inflamáveis.

A prioridade dos bombeiros é conter as chamas e impedir que o fogo atinja os demais galpões.

A diretora da Sociedade Amigos da Cinemateca, Maria Dora Mourão, disse que o galpão atingindo pelo fogo guarda um pouco da história do cinema brasileiro, como documentários, longas e curta-metragem, além de vários documentos importantes.

Em 2020, um temporal alagou o galpão, danificando parte do acervo cinematográfico. Em 2016, um outro galpão, localizado na Vila Mariana, foi atingida por um incêndio que destruiu cerca de 500 obras cinematográficas.

A Cinemateca Brasileira passa por um período de abandono. Em 2020, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP), entrou com uma ação na Justiça cobrando da União a manutenção da entidade e do acervo.

A promotoria alegou na ação que o abandono colocava em risco parte da história do cinema brasileiro e destacou os principais problemas, tais como: falta de vigilância contra furtos, risco de incêndios, atraso nos pagamentos de salários dos poucos funcionários, atrasos nos pagamentos das contas de água, luz, telefone e internet, além do corte de orçamento.

Lembrando que a Cinemateca Brasileira está sob a gestão do atual secretário de Cultura, o ator Mário Frias.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo