Tempestade ‘Elsa’ atinge a Jamaica e segue em direção a Cuba

Os danos foram consideráveis na Jamaica, principalmente na capital Kingston.

A tempestade ‘Elsa’ atingiu neste domingo (04) a Jamaica, no Caribe, provocando sérios danos a infraestrutura do país caribenho. As chuvas torrenciais e as fortes rajadas de vento destelharam casas e derrubaram postes de energia elétrica, deixando centenas de pessoas sem luz.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, um ciclone chegou junto com a tempestade e atingiu uma área a cerca de 80 km ao norte da capital Kingston. Ainda não há informações sobre vítimas.

Moradores de Havana, capital de Cuba, decidiram fugir da Tempestade ‘Elsa’ e começaram a retirar seus pertences. — Foto: Alexandre Meneghini/Reuters

O Serviço de Meteorologia a Jamaica informou que a Tempestade ‘Elsa’ está se dirigindo para Cuba, devendo atingir o Leste desse país nas próximas horas.

Os moradores de Havana, capital de Cuba, já estão se preparando para a chegada do ciclone, e está estão protegendo as suas residências, colocando tapumes nas janelas e portas e erguendo os móveis, para evitar que sejam danificados com alagamentos e inundações.

Equipes de emergência já foram mobilizadas e estão de prontidão para entrar em ação e socorrer possíveis vítimas.

O governo de Cuba pediu aos moradores de Havana para manter a calma e permanece em casa, porém muitas pessoas estão preferindo deixar a cidade, seguindo para residências de amigos e familiares.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH – sigla em inglês), informou que o Furacão ‘Elsa’ carrega ventos máximos de 95 km, com rajadas bastantes fortes.

“Algum fortalecimento [da tempestade] é possível hoje e nesta noite, quando Elsa se aproximar da costa centro-sul de Cuba. No entanto, prevê-se um enfraquecimento gradual na segunda-feira, quando o ciclone passar por Cuba.”, diz o relatório do CNH distribuído à imprensa internacional.

O Furacão ‘Elsa’ deve cruzar o Centro e Oeste de Cuba na segunda-feira (05), seguindo então para o Estado da Flórida, nos Estados Unidos (EUA), aonde deve chegar na terça-feira (06). O ciclone deve passar próximo a Costa Oeste dos EUA.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo