Incêndio florestal deixa 4 mortos no Chipre

Um incêndio de grandes proporções está destruindo desde o dia 1º de julho uma floresta localizada no sopé da Cordilheira Troodos, no Oeste da Ilha de Chipre. Até o momento foram confirmadas a morte de quatro pessoas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as chamas estão sendo alimentadas pelas fortes rajadas de vento, o que faz com que elas se alastrem rapidamente.

Helicóptero carregado com água sobrevoa o incêndio florestal na região montanhosa do Chipre. — Foto: Associated Press

Ao menos 10 comunidades que ficam localizadas em uma área de aproximadamente 50 km² tiveram que ser evacuadas. Todos os moradores tiveram que deixar suas casas.

As autoridades de Chipre consideram esse incêndio como o pior já registrado no país. Dezenas de casas foram danificadas e/ou destruídas.

A área devastada é composta por pinheiros e densa vegetação de mata nativa, que estão sendo consumidas pelas chamas.

O presidente cipriota, Nicos Anastasiades, disse em entrevista coletiva, que o incêndio é um dos mais destrutivos, e que o governo concederá ajuda aos afetados pela tragédia.

“É um dos mais destrutivos (incêndios) que experimentamos, infelizmente, com as vítimas. O Estado ficará a postos e apoiará todos os afetados.”, disse Nicos Anastasiades, a repórteres.

A região afetada pelo fogo possui algumas aldeias montanhosas mais pitorescas do país, e que costuma atrair turistas estrangeiros.

Testemunhas disseram que pinheiros e pomares de árvores frutíferas foram completamente destruídos, e que a área é agora uma paisagem negra e estéril.

Um agricultor cipriota de 70 anos disse: “Vai levar pelo menos dez anos para crescerem de volta. Como vamos sobreviver?“, questionou o agricultor Andreas Costa, enquanto chorava. O presidente Anastasiades tentou consolá-lo.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo