Ataques deixam pelo menos 8 civis mortos na Síria, incluindo crianças

Uma série de ataques mataram neste sábado (03) em Idlib, no Noroeste da Síria, pelo menos oito civis, entre eles seis crianças. Ainda não se sabe que teria cometido o ataque.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque de hoje é considerado o mais mortífero desde o cessar-fogo estipulado pelas autoridades sírias e rebeldes.

Ataque em Idlib, no Noroeste da Síria, causou a morte de oito pessoas neste sábado (03) – Foto: Abdulaziz Ketaz/AFP

Testemunhas disseram que o ataque, realizado por forças do governo sírio, foi feito por disparos de artilharia, em uma região de Idlib, um dos últimos redutos dos rebeldes sírios, que exigem a renúncia do líder Bashar al-Assad.

Os disparos também deixaram 16 feridos na Região de Khabal Al- Zawiya, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), com sede em Londres, na Inglaterra.

Entre as vítimas em Iblin, estão cinco membros de uma mesma família, sendo o casal e seus três filhos. Já no povoado de Baliun, o ataque matou duas crianças, enquanto que no vilarejo de Balshun, uma criança foi morta.

Na cidade de Iblin, um fotógrafo da Agência AFP viu os corpos desta família chegarem no necrotério de um hospital. Eles estavam embrulhados por cobertores.

A comunidade internacional atribuiu o ataque as forças de segurança da Síria e pediu uma investigação imparcial. Trata-se de um dos mais mortíferos ataques desde a entrada em vigor de um cessar-fogo estipulado em março de 2020, o qual foi mediado entra a Rússia, aliada de Bashar al-Assad, e pela Turquia, que apoia os rebeldes.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que cerca de 500 mil pessoas morreram em 10 anos de Guerra Civil na Síria. O conflito começou em 2011, depois da violenta repressão patrocinada por Bashar al-Assad contra rebeldes em Damasco, capital do país.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo