PPG dá dicas de como conservar a pintura dos eletrodomésticos

Cuidados básicos podem garantir a conservação e a aparência de novo

São Paulo (SP) – A vida útil de um eletrodoméstico pode ser prolongada ao seguirmos alguns cuidados básicos. E isso também vale para a pintura externa, que com o passar do tempo pode apresentar manchas e riscos dependendo das condições de uso.

Foto: Divulgação

De acordo com Ana Paula Valdez, gerente técnica da unidade de Revestimentos Industriais da PPG, todas as cores de eletrodomésticos passam por um processo de aprovação para garantir a conservação. “Realizamos diversos testes, desde a reação ao uso de produtos de limpeza até possíveis respingos de molhos, incidência de raios UV e corrosão”, explica. A executiva garante que a limpeza realizada da forma correta pode prolongar a aparência de novo do utensílio doméstico.

Confira abaixo algumas dicas da PPG de como conservar a pintura dos seus eletrodomésticos:

Se sujar, limpe na hora – as fabricantes de tintas realizam ensaios específicos para garantir a integridade da cor e o brilho em contato com alguns fluidos clássicos (como mostarda, ketchup e café). Mas não espere aquele respingo de molho secar. Quanto mais tempo o condimento estiver em contato com a superfície, mais ele atacará o filme protetor do eletrodoméstico.

Utilize produtos adequados e de PH neutro – o detergente neutro é uma ótima opção para a limpeza, com água morna e uma esponja macia. Com um pano de fibra úmido, retire todo o detergente da superfície e seque com um pano macio.

Nunca utilize soluções abrasivas – esqueça o lado áspero da esponja de cozinha e os produtos para limpeza pesada, como a água sanitária. Devido ao alto poder de corrosão, esses materiais prejudicam a pintura, que fica exposta ao surgimento de manchas, desbotamento e outros tipos de desgastes.

Cuidado com os produtos de limpeza utilizados no chão e em superfícies próximas – isso porque eles podem respingar e atingir o seu eletrodoméstico. O cloro, por exemplo, muito utilizado na limpeza de pisos e azulejos, pode entrar em contato com algum eletrodoméstico e causar sérios danos à pintura.

Evite a exposição ao Sol – os raios ultravioletas são inimigos da pintura pois causam a perda do brilho e da cor. Escolha um lugar protegido da incidência direta da luz do Sol e evite o desbotamento da cor dos eletrodomésticos.

Aplique um pouco de cera automotiva – esse produto irá criar uma camada temporária que protegerá a pintura, além de proporcionar mais brilho. É uma ótima opção para incrementar os cuidados e finalizar a limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo