Cidade Empreendedora: Em Jaraguari, prefeitura e lideranças definem ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico

Documento elaborado em parceria com o Sebrae, vai nortear a execução do programa na cidade.

Com protocolos de biossegurança, como a exigência do uso de máscaras, representantes da Prefeitura Municipal de Jaraguari e lideranças locais do município, como membros da Associação Comercial e Empresarial e do Sindicato Rural, participaram de uma reunião com o Sebrae/MS, nesta quarta-feira (2), para estabelecer ações de melhorias para a cidade.

Foto: Divulgação

Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP) que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora em Jaraguari.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Kleber Oliveira da Costa, o encontro foi bastante produtivo. “A oficina foi importante para o nosso município, pois nós pudemos avançar muito e tivemos a oportunidade de trabalhar com as lideranças várias vertentes que são importantes para o desenvolvimento da nossa cidade. É assim que Jaraguari vai crescer. Com liberdade fé e trabalho, a gente vai caminhando para um novo rumo”, ressaltou o secretário.

Dentre as ações elencadas para serem aplicadas no município está a qualificação da população. “Um dos pontos principais que a gente destaca é a capacitação do público jovem e dos novos profissionais do nosso município. Isso vai ser muito importante para que a gente faça com que a base permaneça aqui, preparada para receber as oportunidades”, pontuou Kleber.

Segundo a consultora do Sebrae/MS, Sara Cristina Mann, responsável por conduzir a oficina, dentre os participantes do encontro junto a prefeitura, estiveram parlamentares, empreendedores e representantes de vários setores econômicos do município. Os convidados já tinham sido entrevistados individualmente e, no momento da oficina, puderam debater e estabelecer quais ações de melhorias devem ser implementadas em Jaraguari.

“Foram apresentadas várias ideias e alguns eixos importantes para o desenvolvimento do trabalho, como o apoio à agricultura familiar, a possibilidade de transformar o município em um polo turístico de lazer para os sul-mato-grossenses, formas de combater a evasão de consumo, a atração de novos empreendimentos para a cidade e também a necessidade de recuperação do tecido social. Todos contribuíram bastante e ressaltaram que já tinham algumas ideias em mente e agora com o apoio do Sebrae as ações vão poder sair do papel e serem implementadas no município”, concluiu a consultora.

As ações elencadas como importantes pelos interlocutores do município durante a oficina resultam em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico de Jaraguari. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.

Cidade Empreendedora

A prefeitura de Jaraguari aderiu pela primeira vez ao programa Cidade Empreendedora em 2021, e, junto a outros 20 municípios de Mato Grosso do Sul, irá receber o acompanhamento do Sebrae por um período de 15 meses, com ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

Entre as ações, estão desde a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo