Austrália decreta lockdown em Victoria, após casos da variante indiana da Covid-19

O governo da Austrália decretou lockdown na manhã desta quinta-feira (27) no Estado de Victoria, após surgirem novos casos da variante indiana da Covid-19 (Coronavírus). Foram registrados 12 novos casos da doença, tendo este sido um dos fatores para as autoridades determinarem o confinamento de aproximadamente 7 milhões de habitantes no Estado, cuja capital é Melbourne.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a variante indiana, a B.a.617, é altamente contagiosa e pode se propagar rapidamente.

Policiais controlam o tráfego no centro de testes de Covid-19 em Melbourne, na Austrália, em 27 de maio de 2021. — Foto: James Ross/AAP via AP

O Estado de Victoria é o segundo maior da Austrália e importante para a economia do país. O fechamento de estabelecimentos comerciais e o confinamento da população em suas casas vai provocar enormes prejuízos.
A ordem para a população ficar em casa foi anunciada em cadeia de rádio e televisão pelo primeiro-ministro em exercício do país, James Merlino. Ao todo, 17 pessoas foram infectadas pela variante indiana.

No último dia vimos mais evidências de que estamos enfrentando uma variante altamente infecciosa do vírus, uma variante preocupante que está avançando mais rápido do que detectamos“, afirmou Merlino sobre a variante indiana.

A variante indiana é mais contagiosa e diminui a eficácia das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca/Oxford, apesar de ainda estar sendo investigada se ela pode aumentar o risco de reinfecção.

Apesar dos 17 novos casos de Covid-19 parecerem insignificantes, se comparados com números de outros países, todo cuidado é pouco. A Austrália é um dos poucos países que souberam lidar com a pandemia.

Atualmente a Austrália possui cerca de 25 milhões de habitantes, e pouco mais de 30 mil infectados pela Covid-19 (Coronavírus) e cerca de mil mortes causados pela doença.

A Austrália registrou desde novembro de 2020 apenas três óbitos pela Covid-19, e neste ano apenas uma morte foi registrada.

As autoridades australianas tentam rastrear a origem dos novos casos da doença e o confinamento em massa tem como objetivo auxiliar as autoridades de saúde a encontrarem a origem dessa nova variante.

Os moradores de Victoria somente poderão sair de casa para trabalhos essenciais, irem ao supermercado e farmácias, procurar assistência médica ou tomar vacinas, principalmente contra a Covid-19.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo