O filme “Sertânia” é a próxima atração do Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo

Campo Grande (MS) – O Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o curso de Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promovem de forma online e gratuita, na próxima quarta-feira (26 de maio), às 19h, a exibição do filme nacional “Sertânia”, com posterior bate-papo com o diretor Geraldo Sarno, os organizadores e espectadores do projeto. O evento faz parte do II Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo, sendo direcionado para acadêmicos, cinéfilos e pessoas interessadas no assunto.

Cena do Filme ‘Sertânia’ – Foto: Divulgação

O projeto teve início no ano passado de forma presencial, mas devido a pandemia do Covid-19 foi suspenso, agora em função da necessidade de isolamento social, o II Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo está no formato online, trazendo para exibição importantes obras com a participação de atores, diretores e produtores com a mediação dos professores Vitor Zan e Júlio Bezerra que também assinam a curadoria do projeto. A edição de 2021 terá apresentações nos meses de abril, maio e junho. Os links dos filmes serão liberados 24 horas antes de cada exibição.

O filme Sertânia (Brasil/2020/drama/14anos/97’) é dirigido, escrito e montado por Geraldo Sarno. Teve sua estreia no circuito de Festivais Cinematográficos no ano de 2020, sendo exibido também no Festival de Havana, Mostra de Cinema de Tiradentes e Festival Ecrã. Bem recepcionado pela crítica especializada, é um dos filmes brasileiros mais comentados de 2020.

Sinopse – O filme relata os delírios de Antão (Vertin Moura), um jagunço que faz parte do bando de Jesuíno (Julio Adrião), misturando metalinguagem e montagem não-linear vemos as carências emocionais e projeção da figura paterna em Jesuíno, o conflito interno a respeito dos assassinatos que Antão provoca e a fome no Nordeste.

Diretor – Geraldo Sarno, de 83 anos, é roteirista e diretor, ficou conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro (em especial o nordestino), as religiões e a cultura popular. Em 2008, recebeu o prêmio de melhor direção no Festival de Brasília, pelo filme Tudo Isto me Parece um Sonho, sobre a história do general pernambucano Ignácio Abreu e Lima. Dirigiu mais de 15 filmes entre documentários e ficções.

Ficha Técnica –  Direção e roteiro de Geraldo Sarno; Produção de Barbara Cariry; Edição de Geraldo Sarno e Renato Vallone; Elenco: Vertin Moura, Julio Adrião e Kécia Prado; Distribuição da Cariri Filmes.

Serviço – Os interessados em participar dessa edição do II Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo devem enviar uma mensagem pelo WhatsApp no número (67) 99290-0440, e aguardar ser adicionado no grupo, onde será disponibilizado o link do filme 24 horas antes do debate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo