Trem carregado com nitrato de amônio descarrila e pega fogo nos EUA

Um trem carregado com nitrato de amônio, um produto altamente inflamável e perigoso, descarrilou na tarde deste domingo (16) em Iowa, nos Estados Unidos (EUA), e pegou fogo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Trem carregado com nitrato de amônio descarrila e pega fogo em Iowa (EUA) neste domingo (16) — Foto: Nathan Minten via Reuters

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o trem carregava o mesmo tipo de produto que provocou a explosão no Porto de Beirute, capital do Líbano em agosto do ano passado. Ele é utilizado basicamente como matéria prima para fertilizantes.

O incidente no Líbano deixou dezenas de mortos e centenas de feridos.

Equipes de emergência foram acionadas e, por precaução, as autoridades policiais determinaram a retirada imediata de 80 moradores da cidade de Sibley.

A evacuação ocorreu porque colunas densas de fumaça se desprenderam dos vagões incendiados. O produto e a fumaça são altamente tóxicos.

Especialistas disseram que o nitrato de amônio não é um explosivo por si só, mas que em contato com calor ou fogo (290ºC), pode ser tornar um produto altamente explosivo.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo