Tornados atingem a China e deixam dezenas de mortos e feridos

Dois tornados atingiram na madrugada deste sábado (15) as regiões Central e Leste da China, causando a morte de pelo menos 12 pessoas e deixando mais de 400 feridos. Os ventos chegaram a 260 km/h e provocaram sérios danos a infraestrutura da cidade de Wuhan, onde a pandemia da Covid-19 (Coronavírus) começou.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, na Província de Hubei, da qual Wuhan é a capital, oito pessoas morreram e 280 ficaram seriamente feridas.

Ventos de mais de 100 km/h derrubaram um guindaste e deixaram muitos estragos em Wuhan, na China, na madrugada deste sábado (15) — Foto: STR/AFP

As autoridades locais informaram que dois guindastes de construção foram atingidos pelas fortes rajadas de vento, tendo um deles desabado em um canteiro de obras, provocando grandes estragos.

Veículos foram arrastados e lançados uns sobre os outros. Árvores e postes de iluminação foram arrancados do chão e galpões foram destelhados.

Cerca de 26 mil pessoas estão sem energia elétrica, depois que os postes foram derrubados e/ou danificados. Cerca de 30 casas foram totalmente destruídas, tendo os moradores sido resgatados e levados para abrigos públicos.

Na cidade de Suzhou, próximo a Xangai, na Costa Chinesa, os ventos atingiram os 200 km/h, provocando a morte de quatro pessoas e deixando um desaparecido e mais de 130 feridos.

Imagens captadas pelas câmeras de monitoramento mostram um vórtice do tornado atingindo o solo e provocando danos significativos a infraestrutura da cidade.

No início de maio deste ano, uma violenta tempestade, acompanhadas de intensas rajadas de vento, causou a morte de 11 pessoas e deixou 13 desaparecidos em uma cidade próxima a Xangai.

Em março deste ano, Pequim (Beijing), capital da China enfrentou uma intensa tempestade de areia vindos do Deserto de Gobi. A poeira atingiu outras províncias do Norte do país.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo