Vulcão entra em erupção na Islândia e lança jatos de lava

Um vulcão entrou em erupção na tarde deste sábado (08) próximo a cidade de Reykjavik, capital da Islândia, fazendo com que fossem expelidas correntes de lava incandescente. Os moradores próximos estão sendo removidos às pressas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o vulcão estava em atividade há cerca de 50 dias e estava sendo monitorado pelas autoridades locais.

Vulcão entra em erupção na Islândia e expele jatos de lava que podem ser vistos a 40 km de distância, incluindo na capital Reykjavik. — Foto: Halldor Kolbeins / AFP

Após um período de calmaria, o vulcão se transformou em gêiseres e expeliu fortes correntes de lava que podiam ser vistas até mesmo da capital islandesa.

A lava e a fumaça atingiram cerca de 100 metros de altura, colocando em risco a aviação civil. Alguns aeroportos foram fechados por precaução e dezenas de voos foram cancelados.

Por precaução, as autoridades islandesas criaram um perímetro de segurança ao redor do vulcão, afim de evitar a aproximação de curiosos. Fragmentos de rochas quentes foram lançadas para o alto.

Muitos moradores e turistas ainda caminham nas proximidades do vulcão, localizado no Vale Geldingadalir, perto do Monte Fagradasfjall, a 40 km de distância da capital Reykjavik.

Uma cidadã alemã que há anos mora na Islândia, identificada como sendo Henrike Wappler, disse: “É incrível ver isso”.

Sinto-me muito pequena perante o poder da Terra (…) Mas não tenho medo!“, acrescentou Henrike Wappler.

Antes da explosão do vulcão houve um barulho enorme, parecido com um rugido. Os moradores próximos já sabiam que o vulcão estava entrando em erupção, e deixaram suas casas antes de serem expelidas as lavas quentes.

A região onde está localizado o vulcão é a Península de Reikyan, no Extremo Sudoeste da Islândia e, apesar de possuir alguns moradores, é uma área relativamente desabitada.

O Escritório Meteorológico Nacional da Islândia informou que um dos jatos de lava mais intensos observados pelos técnicos e especialistas ultrapassou os 460 metros de altura.

Os vulcanologistas ouvidos pela equipe de reportagem não sabem informar a duração dessa atividade vulcânica, que tanto pode ser de alguns meses, quanto de várias décadas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo