João Menezes vence principal favorito e avança para as oitavas em Biella, na Itália

Tenista mineiro derrotou o português Pedro Sousa na estreia nesta terça-feira (4) e, agora, terá pela frente o sérvio Hamad Medjedovic. Ainda nesta terça, volta à quadra nas duplas, ao lado do belga Kimmer Coppejans

São Paulo (SP) – A estreia no Challenger de Biella, na Itália, foi de vitória diante do principal favorito para João Menezes. Nesta terça-feira (4), o tenista mineiro – número 3 do Brasil e 199 do mundo – derrotou o português Pedro Sousa, cabeça de chave 1 e 113 do ranking, para garantir vaga nas oitavas de final, no início de sua gira no saibro europeu. Menezes marcou 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-3) e 6/4, em 1h50min. E, na próxima rodada, enfrentará o sérvio Hamad Medjedovic, 17 anos, número 775 do mundo, que recebeu wild card.

Menezes, contente com a vitória na estreia (Divulgação)

“Fiquei contente. É sempre muito bom ganhar um jogo desses assim. Dá confiança. Foi uma partida com muitos erros, mas ao mesmo tempo com uma velocidade de bola muito alta. Muitas quebras no primeiro set. No tie-break, fiz sete pontos seguidos para vencer. Foi muito bom. No segundo, consegui quebrar em um game que ele cometeu alguns erros e, no 5/4, saquei muito bem para fechar. Agora é recuperar e ir para o próximo”, explicou Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.

Ainda nesta terça, encerrando a programação da quadra 3, Menezes fará a estreia na chave de duplas, ao lado do belga Kimmer Coppejans, diante do também belga Ruben Bemelmans e do francês Alexandre Muller.

No primeiro set, após várias quebras, a definição foi pra o tie-break. Menezes chegou a salvar um set-point, no décimo game, quebrando para igualar em 5 a 5. No tie-break, o adversário abriu 3 a 0 e Menezes foi em busca da reação, fazendo sete pontos seguidos para vencer por 7-3. No segundo, ao contrário do set inicial, os dois tenistas mantiveram seus serviços até o 4-4. Menezes salvou uma chance de break de Sousa e, na sequência, quebrou para passar à frente, 5/4, sacando em seguida para vencer por 5/4 e avançar em Biella.

Desde 2018, Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.

Temporada 2021 – Este ano, abrindo a temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, em quadras duras e cobertas, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya, no saibro, parou duas vezes na primeira rodada. Assim, tem uma vitória no quali do Australian Open e duas no quali e uma na chave principal em Istambul. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, na estreia no ATP 250 de Córdoba, na primeira rodada do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na primeira rodada do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali. Em Orlando, uma vitória em duplas. Em Tallahassee, uma vitória em simples e duas em duplas. Agora, em Biella, vitória na estreia em simples.

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 21ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão, no mês de maio. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 – oitavas de final – e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo