Submarino indonésio desaparece em Bali com 53 tripulantes a bordo

Um submarino militar pertencente a Marinha da Indonésia desapareceu na manhã desta quarta-feira (21) ao Norte da Ilha de Bali, quando realizava manobras de treinamento. A embarcação levava 53 tripulantes a bordo.

Equipes de busca e salvamento foram mobilizadas e enviadas para o local. Helicópteros e navios estão patrulhando a área e manchas de óleo foram encontradas na água.

Imagem de arquivo, de 2012, do submarino KRI Nanggala-402, da Marinha da Indonésia, que desapareceu nesta quarta-feira (21) em Bali – Foto: M Risyal Hidayat/Antara – Via Reuters

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o submarino KRI Nanggala-402 submergiu nas águas da Baía de Bali e não fez mais contato.

Equipes da Austrália, Índia e Singapura enviaram embarcações para ajudar nas buscas. Acredita-se que o submarino tenha naufragado e que todos ao bordo tenham morrido.

O ministério da Defesa da Indonésia informou que o submarino perdeu contato após receber autorização para submergir em uma depressão de aproximadamente 700 metros de profundidade.

Perdemos contato cedo, às 3h [horário local, 16h de terça-feira em Brasília]. As tarefas de busca prosseguem e sabemos que a área é muito profunda“, disse o almirante Julius Widjojono, porta-voz da Marinha indonésia.

Equipes de resgate encontraram óleo próximo do local onde o submarino submergiu, mas não detectaram destroços da embarcação.

A Indonésia é o maior arquipélago do mundo e é formado por aproximadamente 17 mil ilhas de tamanhos pequenos e médios. Bali é uma das ilhas e fica localizada entre Java e Lombok.

O submarino KRI Nanggala-402 pesa cerca de 1.395 toneladas e foi construindo na Alemanha em 1977. Foi incorporado a Marinha Indonésia em 1981, e passou por reformas na Coréia do Sul.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo