Depois de três horas de jogo, Menezes para na primeira rodada do quali no Masters 1000 de Miami

Partida foi nesta segunda-feira (22) diante do italiano Paolo Lorenzi. Agora, tenista mineiro retorna ao Brasil e treina até o próximo torneio, em abril, na Bolívia

São Paulo (SP) – Em mais um jogo longo e muito disputado, como em outros torneios nesta temporada, o mineiro João Menezes – número 3 do Brasil e 201 do mundo – parou nesta segunda-feira (22) na primeira rodada do qualifying do Masters 1000 de Miami, na Flórida (EUA). O italiano Paolo Lorenzi, 39 anos – cabeça 14 do quali e número 157 do ranking – marcou 2 sets a 1, de virada, parciais de 3/6, 7/6 (7-5) e 6/1, após 2h57min. Menezes, agora, retorna ao Brasil, treinando até o próximo torneio, o Challenger de Santa Cruz, na Bolívia, que começa no dia 12 de abril.

Menezes retorna ao Brasil, onde treina nas próximas semanas (Divulgação)

“Foi um jogo muito duro. Os dois primeiros games demoraram quase 30 minutos. Muitas trocas de bola. Eu comecei muito firme, fechei bem o primeiro set e tive quebra no segundo. Aí saquei muito mal no 4/3 e ele voltou no jogo. No 4/4, ainda tive 15/40 no saque dele e joguei duas devoluções para fora. E no tie-break estive na frente, 4-3. Daí no terceiro set, eu saí um pouco do jogo e ele elevou o nível e não errou mais nenhuma bola”, explicou Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.

“Fica aquela sensação amarga na garganta de não ter saído com a vitória. Porque tive todas as oportunidades e chances. Agora é hora de voltar aos treinos e me preparar bem para a próxima gira. Vou treinar no final desta e nas próximas duas semanas, até o Challenger de Santa Cruz”, completou.

Menezes entrou em quadra em busca da primeira vitória das duas que garantiriam um lugar na chave principal, para disputar um Masters 1000 pela primeira vez na carreira. O primeiro set começou com longos games, com Menezes salvando cinco break-points para fazer 1 a 0 e quebrar logo em seguida. Com mais um break, chegou a abrir 4/0. Lorenzi devolveu uma das quebras, buscou reagir, com 4/2, mas o mineiro manteve a vantagem para fechar em 6/3.

No segundo set, Menezes quebrou no quinto game, 3/2, fez 4/2 na sequência, mas o adversário devolveu a quebra no oitavo, deixando tudo igual em 4/4. Menezes teve chances de break no game seguinte e Lorenzi salvou. A definição foi para um disputado tie-break, que o italiano venceu por 7-5, levando o jogo para o terceiro set, quando Lorenzi quebrou logo no primeiro game e foi abrindo vantagem. Com mais dois breaks, marcou 6/1 para seguir no quali.

Desde 2018, Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.

Temporada 2021 – Este ano, abrindo a temporada 2021, Menezes jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. Na Turquia, em Istambul, em quadras duras e cobertas, saiu do quali e chegou às oitavas de final, e em Antalya, no saibro, parou duas vezes na primeira rodada. Assim, tem uma vitória no quali do Australian Open e duas no quali e uma na chave principal em Istambul. Na sequência, parou na primeira rodada do Challenger de Concepcion, no Chile, na estreia no ATP 250 de Córdoba, na primeira rodada do quali de Buenos Aires e na segunda rodada do quali de Santiago. E na primeira rodada do Challenger de Santiago, vindo de vitória no quali.

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 26ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão, no mês de maio. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 – oitavas de final – e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo