Carro parado na quarentena: como proteger a pintura do sol e da chuva?

Confira as dicas para manter o veículo sem manchas ou desgastes

Com menos pessoas nas ruas devido às regras mais rígidas da quarentena, o número de carros em circulação também diminui. Deixar o veículo muito tempo parado pode causar não só problemas mecânicos, mas também danos na pintura. A situação piora se o veículo não estiver em um local coberto e protegido das intempéries.

Carro azul parado na chuva

Foto: Divulgação

A exposição excessiva ao sol acarreta em mudanças na tonalidade, já o contato constante com a água da chuva pode provocar ferrugem e desgastar a pintura.

Capas protetoras impermeáveis podem ser uma opção para evitar os danos causados por esses efeitos externos. “Além disso, a limpeza do veículo deve ser realizada antes do uso desse tipo de proteção. Cobrir um carro úmido pode causar manchas”, alerta Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura da PPG, fornecedora de tintas, revestimentos e materiais especiais.

Entretanto, segundo o especialista, essa limpeza é capaz de estragar a pintura se feita com produtos errados. “Não utilize gasolina, álcool ou outros solventes. O correto é usar sabão com um pH neutro para higienizar o veículo.” Caso ocorra a eventual queda desses produtos ou de outro material como fezes de aves na lataria é importante lavar imediatamente a área afetada.

Carro estacionado na garagem com capa protetora

Capa automotiva pode ser boa solução, mas é preciso limpar o carro antes de cobri-lo (Foto: Divulgação)

Outra medida de proteção que muitos motoristas utilizam para resguardar o carro é o polimento. Mas ele pode se tornar o vilão da história se não for feito de forma correta. “Se utilizado com exagero, o polimento não ajuda tanto na conservação da pintura quanto se imagina”, explica Vettorazzi. O ideal é usar produtos à base de água e de alto teor de sólidos, que duram mais quando expostos aos eventos climáticos.

O especialista afirma ainda que a limpeza regular do local onde o veículo fica parado também é importante para prolongar a vida útil da pintura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo