Governo do MS decreta toque de recolher a partir das 20 horas e restrições ao comércio

O governo de Mato Grosso do Sul publicou na manhã desta quinta-feira (11) um Decreto Estadual determinando o toque de recolher a partir das 20 horas (horário local) e restrições ao funcionamento do comércio nos fins de semana. As medidas valem para todos os municípios e devem entrar em vigor neste domingo (14).

Governadoria em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, as medidas restritivas tiveram que ser adotadas devido ao avanço da Covid-19 (Coronavírus) nas últimas semanas e, sobretudo, em decorrência do aumento de internações por causa da doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensivo) alcançou a marca de 100% em algumas cidades sul-mato-grossense.

O Decreto determina o toque de recolher a partir das 20 horas e o fechamento às 16 horas (horário local) de estabelecimentos comerciais e de entretenimento nos fins de semana. Apenas os serviços considerados essenciais poderão permanecer aberto após esse horário.

O documento já estava pronto, mas devido à pressão de empresários, especialmente donos de bares e restaurantes, ele somente foi publicado na manhã de hoje no Diário Oficial.

As igrejas foram incluídas na lista de serviços essenciais, mas deverão respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro de distância entre os frequentadores.

Mato Grosso do Sul bateu um novo recorde no número de infectados por Covid-19 (Coronavírus) e, principalmente de falta de leitos de UTI nos principais hospitais do Estado.

A situação é tão crítica que já existem pacientes com coronavírus nos corredores do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) a espera de um leito de UTI.

De acordo com o Decreto Estadual, a partir do próximo domingo (14) as pessoas somente poderão circular pelas vias públicas das cidades sul-mato-grossenses das 05h às 20h, com exceção das pessoas que precisam seguir para o trabalho ou em razão de uma emergência médica.

Durante o toque de recolher, somente poderão funcionar serviços de saúde, transporte, farmácias, funerárias, postos de combustíveis e serviços de alimentação com delivery.

Os supermercados e hipermercados também poderão funcionar durante o toque de recolher, porém as conveniências deverão permanecer fechadas.

A Polícia Militar e as Guardas Civis de cada município deverão realizar a fiscalização para verificar se as medidas restritivas estão sendo respeitadas.

Com informações da Assessoria de Comunicação da SEGOV/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo