Chuva de fevereiro alcança a média em Brasília

Em apenas 10 dias, a região de Brasília já acumulou o volume médio de chuva normal para o mês de fevereiro. Em Goiânia em 10 dias choveu cerca da metade da média para o mês, mas Cuiabá e Campo Grande acumularam pouca chuva no início de fevereiro de 2021.

Brasília alcança a média de chuva para fevereiro em 10 dias

Segundo o Instituto Nacional de meteorologia, em 10 dias Brasília acumulou 189,4 mm. Quase metade deste volume caiu em um temporal entre os dias 4 e 5 de fevereiro, quando choveu cerca de 70 milímetros. A média histórica de chuva para fevereiro na região de Brasília é de 183 mm.

Este já está sendo fevereiro mais chuvoso na região de Brasília desde 2018.

Chuva em Brasília (DF) – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/ABr

Confira quanto choveu em fevereiro em Brasília nos 3 anos:

2020: 16 8,7 mm

2019: 1/5 1,9 mm

2018: 27 2,0 milímetros

Outras capitais

O desempenho de precipitação na região de Campo Grande nos 10 primeiros dias de fevereiro de 2021 foi muito ruim. William mete registrou até agora apenas 9,4 mm. A média Climatológica de chuva para fevereiro em Campo Grande é de 176 mm.

A passagem de uma massa de ar frio de origem polar, com força acima do normal para esta época do ano, deixou o ar seco e frio sobre o Mato Grosso do Sul por vários dias, o que dificultou a ocorrência de alguma chuva.

Na região de Cuiabá também não choveu muito nos dez primeiros dias de fevereiro. O total acumulado até agora foi de 58 mm, segundo o Instituto Nacional de meteorologia, sendo que a média climatológica para janeiro de 220 mm

Na região de Goiânia, em apenas 10 dias choveu quase a metade da média para Janeiro. O total acumulado foi de 108 mm, segundo o INMET, sendo que a média climatológica é de aproximadamente 223 mm

A chuva de Janeiro de 2021 teve um ótimo desempenho, de forma geral, nas quatro capitais do Centro-Oeste do Brasil. Apenas Cuiabá, capital de Mato Grosso, teve um acumulado final notadamente abaixo da média. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia choveu 154,5 mm em janeiro sobre Cuiabá, sendo que a média histórica para o mês é de 247 mm.

Em Goiânia, capital de Goiás, a média de chuva para Janeiro é de aproximadamente 248 mm e em janeiro de 2021 choveu 244mm.

Na região de Brasília, segundo o INMET, choveu 243 mm nos 31 dias de janeiro de 2021, valor que superou a média climatológica que é de 209 mm.

Já em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, janeiro de 2021 foi um dos janeiros mais chuvosos em 15 anos. O total acumulado foi de 383,6 mm, para uma média histórica de 225mm.

Tanto Goiânia quanto o Brasília sentiram o aumento das áreas de instabilidade provocados pela passagem de uma grande frente fria pelo Brasil. essa frente fria estimulou áreas de instabilidade que provocaram chuva frequente sobre Goiás e também sobre o Distrito Federal.

Previsão para os próximos dias

O ar quente e úmido está espalhado sobre a região centro-oeste do Brasil e vai predominar nos próximos dias. ventos quentes e úmidos vindos do norte do Brasil devem ficar orientados para região centro-oeste pelo menos até o final do carnaval.

Até lá, toda a região centro-oeste do Brasil terá dias com período de sol e pancadas de chuva com raios, em geral à tarde e à noite

Nesta próxima sexta-feira, 12 de fevereiro, a circulação de vento sobre a região vai favorecer um acúmulo de nuvens. O tempo fica mais instável com previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

As quatro capitais bem como toda a região centro-oeste ficam sujeitas a chuva de moderada a forte intensidade de raios pelo menos até o final do carnaval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo