Etiópia prende 15 suspeitos de planejarem atentados à Embaixada dos Emirados Árabes

Autoridades policiais da Etiópia prenderam na última quarta-feira (03) 15 suspeitos de planejarem atentados e ataques contra a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos localizada em Adis Abeba, capital do país.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os 15 suspeitos estariam ‘trabalhando’ desde 2013 para atacarem estrangeiros, incluindo diplomatas. O grupo também estaria planejando ataques no Sudão.

Explosivos apreendidos durante a prisão dos 15 suspeitos na Etiópia (Foto: Reprodução/Ethiopian Press Agency)

A polícia apreendeu em diversos imóveis pertencentes aos suspeitos, armas, explosivos e documentos, incluindo passaportes falsos.

Um rapaz de 35 anos, supostamente o líder do grupo de terroristas, já teria recebido milhares de dólares para planejar o ataque contra a representação diplomática dos Emirados Árabes Unidos.

A Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Sudão também era um alvo dos terroristas. As duas representações diplomáticas tiveram a segurança reforçada.

Forças de segurança e de inteligência da Etiópia e do Sudão estão trabalhando em conjunto para desmantelar o grupo terrorista e, se possível, prender os demais suspeitos.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que policiais prenderam em Estocolmo, capital da Suécia, um suspeito de pertencer ao grupo terrorista etíope.

As autoridades dos Emirados Árabes Unidos desempenharam um papel importante e relevante na Etiópia desde que Abiy Ahmed subiu ao poder em 2018, mediando um acordo de paz com Eritreia.

Os Emirados Árabes Unidos fornecem contribuições financeiras para alavancar a economia da Etiópia.

O Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, assim como a sua representação diplomática em Addis Abeba, ainda não se manifestou oficialmente sobre o possível atentado.

Com informações das Agências Reuters e France Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo