Participantes do Força Bruta 2021 estão no Brasil prontos para disputa em Cotia (SP)

Evento de atletismo de força, conhecido mundialmente como strongman, está marcado para o domingo (7), na região metropolitana de São Paulo. Brasil, Bolívia, Estônia e Rússia estarão representados

São Paulo (SP) – Os quatro atletas confirmados para a disputa da oitava edição do Força Bruta, evento de atletismo de força (strongman) que rapidamente caiu nas graças do público brasileiro, já estão no Brasil para a competição na manhã do domingo (7), em Cotia (SP). Da Europa, desembarcaram em São Paulo o russo Mikhail Shivlyakov, atual vencedor da prova, e o estoniano Rauno Heinla. Já o boliviano Cristian Quiroga e o paulista Tiago Aparecido já estavam no país, após disputa do sul-americano em janeiro.

Cristian Quiroga durante torneio (Divulgação)

O boliviano Cristian Quiroga, de 29 anos, 1,88 m e 161 kg, e o brasileiro Tiago Aparecido, com 36 anos, 1,79 m e 135 kg, estão entre os maiores destaques do strongman sul-americano nas últimas temporadas. Quatro vezes campeão sul-americano, o paulista Tiago Aparecido, de Biritiba-Mirim, além do fato de estar competindo em casa, tem a seu favor uma participação no Força Bruta, em 2018.

“Volto a competir o Força Bruta depois de três anos. Naquela primeira ocasião, tivemos um desafio entre Brasil e Polônia e foi muito legal a experiência no evento. Recebi o convite da organização e a expectativa é muito boa, por eu vir da disputa do Campeonato Sul-Americano, no último domingo (31), em que conquistei meu quarto titulo no torneio e consegui quebrar o recorde continental no levantamento da cangalha, com 570 kg em cinco metros”, conta Aparecido.

Cristian Quiroga também não esconde sua animação para competir em Cotia. “Estou há quatro anos competindo em eventos de strongman. Participei com o Tiago do sul-americano e fiquei em terceiro lugar, por conta de algumas decisões técnicas que fiz. Estou muito animado para competir pela primeira vez o Força Bruta, que é um dos eventos mais importantes que temos na América do Sul. Meu objetivo é buscar o lugar mais alto possível no pódio”, contou Quiroga, campeão sul-americano de 2020.

Mikhail (azul) vence em 2020 (Rodrigo Dod / Savaget)

Currículo dos Europeus – Por ser o atual campeão, Mikhail Shivlyakov chega em Cotia como favorito para conquistar a vitória. O russo de 40 anos, 1,87 m e 145 kg, que já ganhou diversos títulos do esporte em seu país, destaca-se ainda por ter sido campeão do Arnold South Africa Pro Strongman, em 2018, e vice-campeão do Arnold Australia Pro Strongman, no ano anterior.

Com 1,83 m de altura e 140 kg, Rauno Heinla tem 38 anos e foi seis vezes o homem mais forte da Estônia. Já conquistou o título do Arnold Brasil Pro Strongman Champion em 2018 e do Arnold Classic Austrália em 2018. Tem um bicampeonato competindo na Lituânia, além do terceiro lugar no World Deadlift Championship de 2015, com 435 kg. Assim, promete fazer frente aos adversários no torneio.

As provas – Assim como nas edições anteriores, o Força Bruta terá três provas para a definição do campeão do torneio. A primeira será a medley, com o famoso três em um. Cada atleta vai iniciar carregando a Corrente, com o peso de 300 kg, por um espaço de 10 metros. Em seguida, será a vez do Dead Lift (levantamento de peso), onde farão quatro repetições com peso total de 320 kg. A primeira prova encerra-se com o Power Stairs, em que os participantes terão que subir cinco degraus, elevando até o último “andar” um peso de 200 kg.

Rauno Heinla no Arnold Sports Festival (Divulgação)

A segunda prova será a do barril (Keg Toss), na qual cada competidor terá que jogar oito barris, de 20 a 26 kg, por cima de uma barra de cinco metros de altura. O campeão do Força Bruta 2021 será definido na prova do Caminhão, em que cada atleta terá que puxar um caminhão por 10 metros de distância. Vence esta última disputa aquele que terminar a tarefa no menor tempo.

Evento com transmissão ao vivo e sem público – A oitava edição do Força Bruta, com transmissão ao vivo da TV Globo, a partir das 10h, faz parte da programação do Esporte Espetacular e, excepcionalmente, não terá presença de público neste ano, devido a pandemia da Covid-19.

O Força Bruta 2021 tem os patrocínios de Rexona, Piracanjuba, Dorflex, Nissan, Atlhetica Nutrition, Reign Body Fuel e Magnum, e conta com o apoio da Prefeitura de Cotia e Hotel Alpino. A realização do evento é da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo