Arboviroses: veja mitos e verdades sobre o mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela

O ovo do Aedes aegypti, por exemplo, pode resistir por mais de um ano sem água

Foto: Divulgação

O Aedes aegypti é um grande transmissor de arboviroses, como denguezika vírusfebre chikungunya e febre amarela. Com as três primeiras em evidência no Brasil, surgem muitas dúvidas sobre a atuação do mosquito e como combatê-lo, especialmente nessa época do ano, quando a incidência das doenças é maior. Por isso, a Unimed Campo Grande listou alguns mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

1 – O mosquito Aedes aegypti só pica de dia? 

MITO. O mosquito tem hábitos diurnos e pica, normalmente, nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde. No entanto, dependendo da necessidade e do ambiente, pode picar à noite também.

2 – Ele se reproduz apenas em água limpa? 

MITO. Também é possível encontrá-lo em água suja, como fossas, cisternas, boca de lobo e outros depósitos que antes não eram explorados pelo mosquito para postura dos ovos.

3 – Apenas as fêmeas do Aedes aegypti picam? 

VERDADE. O macho alimenta-se de seivas de plantas. Já a fêmea necessita de sangue humano para o amadurecimento dos ovos, que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência.

4 – Basta secar os lugares onde tem água parada? 

MITO. É preciso limpar e esfregar os reservatórios de água parada, pois o ovo do Aedes aegypti pode resistir por mais de um ano sem água.

5 – Só se contrai dengue uma vez na vida? 

MITO. Existem quatro tipos de dengue em circulação no Brasil e, ao contrair um deles, a pessoa fica imunizada somente para esse sorotipo. Ou seja, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.

6 – Citronela, andiroba e óleo de cravo funcionam para espantar o mosquito Aedes aegypti? 

EM PARTES. Os repelentes naturais não são totalmente ineficazes, mas não têm aprovação da Anvisa e nem garantem o resultado desejado. Tais produtos têm efeito temporário e podem afastar apenas momentaneamente o mosquito. O indicado é seguir as recomendações do Ministério da Saúde: reservar 10 minutos para inspecionar a própria casa, verificar se não há nenhum depósito com água parada e exposto à chuva ou qualquer objeto que possa acumular água.

7 – É necessário passar repelente também nas roupas? 

VERDADE. Recomenda-se que repelentes de uso tópico devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo e por cima da roupa. A reaplicação deve seguir a indicação de cada fabricante. Para a forma spray do produto, o ideal é aplicar primeiro na mão e depois espalhar pelo corpo e rosto.

8 – O mosquito Aedes aegypti pode transmitir o vírus HIV? 

MITO. Até o momento, o Aedes aegypti transmite, comprovadamente, dengue, febre amarela urbana, zika e chikungunya.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo