Menezes tem novo adversário e estreia fica para esta terça-feira (2) na Turquia

O sérvio Petrovic se retirou do torneio, cancelando o jogo desta segunda-feira (1º). Mineiro enfrenta agora o argentino Etcheverry, que veio do quali, por volta das 6h (horário de Brasília)

São Paulo (SP) – A estreia do mineiro João Menezes no Challenger de Antalya desta semana teve mudança de adversário e de data. Menezes – número 3 do Brasil e 186 do mundo – jogaria nesta segunda-feira (1º) diante do sérvio Danilo Petrovic. Mas, a partida foi cancelada, após o adversário ter se retirado do torneio. Assim, o jogo pela primeira rodada, agora, será diante do argentino Tomas Martin Etcheverry – 247 do ranking mundial -, que veio do qualifying, marcado para esta terça-feira (2), por volta das 6h (horário de Brasília).

Menezes está em seu terceiro torneio na Turquia (Andre Gemmer / CBT)

“O adversário se retirou, não estava se sentindo muito bem. E houve essa mudança, adiando em um dia a minha estreia”, explicou Menezes, que tem o patrocínio do Shopping Uberaba e Wilson.

Se Menezes vencer nesta primeira rodada, o próximo jogo, pelas oitavas de final, será um confronto entre brasileiros, enfrentando Thiago Wild – cabeça de chave número 4 em Antalya.

Este é o segundo torneio seguido do mineiro na cidade turca, no saibro, e o terceiro no país – antes jogou em Istambul em quadras duras e cobertas. Nos dois primeiros, saiu do quali e chegou às oitavas de final em Istambul e parou na primeira rodada em Antalya – após vários adiamentos por causa das chuvas.

Desde 2018 Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória. Este ano, antes da Turquia, abrindo a temporada 2021, jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada.

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 26ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão, no mês de maio. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 – oitavas de final – e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo