Chega o dia da posse de Joe Biden em Washington (EUA)

A Esplanada, que liga o Capitólio ao Memorial de Lincoln, está sendo coberta com 200 mil bandeiras representando os estados e as cidades norte-americanas

O dia da posse do novo presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, está finalmente chegando. A cerimônia está prevista para acontecer nesta quarta-feira (20), no Capitólio (Congresso), e será restrita a poucos convidados, devido a pandemia da Covid-19 e a possibilidade de ataques por parte de partidários do ex-presidente Donald Trump, que não se conformam com a derrota nas urnas.

Bandeiras foram colocadas na Esplanada, em Washington, nos Estados Unidos (EUA), em preparação para a posse de Joe Biden — Foto: Carlos Barria/Reuters

A Esplanada em Washington, que liga o Capitólio ao Memorial de Lincoln, está sendo coberta com 200 mil bandeiras americanas, que irão representar as populações dos 50 Estados e Territórios Americanos.

Neste ano haverá um número restrito de convidados e a população não vai poder participar do evento, que estará com um esquema de segurança jamais vistos nas posses anteriores.

Por conta das medidas para conter o avanço da pandemia do Coronavírus e, sobretudo, após a invasão do Capitólio por partidários de Donald Trump, a cerimônia da posse não será aberta ao público, mas será transmitida pela televisão e internet.

A cidade de Washington está sendo monitorada dia e noite por agentes de segurança, policiais e militares da Guarda Nacional. Caso seja necessário, tropas do Exército poderão ser mobilizadas para atuar se houver alguma ameaça ou ataque.

Vista aérea da Esplanada em Washington, nos Estados Unidos (EUA), já isolada para a posse de Joe Biden — Foto: Alex Brandon/AP

Todas as ruas do centro de Washington serão fechadas e o tráfego de veículos e pedestres interrompidos. Apenas pessoas autorizadas poderão circular pela região.

Os estabelecimentos comerciais e de entretenimento que ficam localizados no centro deverão permanece fechados, assim como monumentos e prédios públicos.

O presidente Donald Trump informou que não vai comparecer a posse de Joe Biden e Kamala Harris, violando uma tradição norte-americana. Ele deve deixar a Casa Branca, residência oficial dos presidentes, na manhã desta quarta-feira (20). Após, ele deve fazer uma cerimônia de despedida em uma base aérea para um pequeno grupo de convidados.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo