Por que em alguns carros a pinça de freio fica posicionada acima do disco?

Posição do componente não tem relação com a estética e pode variar conforme a proposta do veículo

Por que em alguns carros a pinça de freio fica posicionada acima do disco? (Foto: Divulgação)

Foto: Divulgação

Em função de diferentes fatores, todos eles técnicos. “Quesitos como análise de cargas impostas à pinça e facilidade de refrigeração devem ser levados em conta”, explica Sílvia Lombriller, conselheira da SAE.

Até a facilidade da manutenção é considerada: sempre que o fluido de freio é trocado deve ser feita a “sangria”, quando válvulas nas quatro pinças (ou tambores) são abertas para eliminar todo o ar que fica no sistema; e para fazer isso é preciso espaço ao redor delas.

A proximidade de outros componentes também influencia, pois algumas partes da suspensão e da direção podem aparecer “no caminho” do freio. Por causa do centro de gravidade, o ideal seria que ficassem mais próximas ao solo, mas isso as deixaria expostas a danos. Por isso, o mais comum é colocá-las perpendiculares em relação ao chão, podendo ser viradas para a dianteira ou traseira do veículo.

A pinça superior do Jimny fica mais distante de obstáculos em trilhas off-road pesadas (Foto: Divulgação)

A pinça superior do Jimny fica mais distante de obstáculos em trilhas off-road pesadas (Foto: Divulgação)

De longe

Em modelos voltados para o uso off-road mais intenso o reposicionamento da pinça tem outra utilidade. Ao colocá-la na parte superior elas ficam mais distantes de galhos, pedras e outros obstáculos que possam danificá-la. Esse é o caso do Suzuki Jimny, icônico jipinho japonês projetado para trilhas pesadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo