Eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo acontecem nesta quinta (15)

Foto: Divulgação

Mais de 3.600 arquitetos e arquitetas do Estado estão aptos a votar nas Eleições do CAU 2020 para escolher os representantes do CAU/MS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul – e CAU/BR.

A votação é realizada exclusivamente online, pelo site votaarquiteto.com.br, e é obrigatória para todos os profissionais com registro ativo e menos de 70 anos de idade. Não é necessário estar adimplente com o CAU para votar, basta ter registro ativo – definitivo ou provisório.

Três chapas concorrem ao pleito para compor o plenário do CAU/MS, que terá dez conselheiros estaduais e um conselheiro federal, mais os respectivos suplentes. Os eleitos assumirão mandato de três anos, a partir do dia 15 de dezembro de 2020. A função não é remunerada.

A coordenadora da Comissão Eleitoral de Mato Grosso do Sul, arquiteta Vera Lúcia Giraldelli Peri, destaca a importância da participação dos profissionais. “Lutamos por muito tempo para fundar o CAU e dar mais visibilidade às questões arquitetônicas e urbanísticas como acessibilidade, mobilidade urbana, moradia e meio ambiente; com o esforço coletivo para escolher nossos representantes, teremos uma profissão cada vez mais valorizada e reconhecida”.

O número de conselheiros estaduais eleitos em cada chapa será proporcional à quantidade de votos válidos que a chapa receberá. Se, por exemplo, a chapa tiver 60% dos votos, terá 60% das vagas. Porém, cada chapa precisa obter percentual mínimo de desempenho igual ou superior a 20% dos votos válidos. O presidente do triênio 2021-2023 será eleito pelos conselheiros na primeira reunião plenária de 2021.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi criado em 31 de dezembro de 2010, pela Lei 12.378, após décadas de luta dos arquitetos e urbanistas pela autonomia da categoria, antes inserida no sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). Como os demais conselhos profissionais, o CAU é uma autarquia federal com independência administrativa financiada por recursos próprios.

O CAU/BR é a instância normativa e recursal, onde os conselheiros federais atuam. Os conselhos estaduais atuam como instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos e à sociedade, assim como as de fiscalização sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo. Saiba mais no site www.caums.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo