Antigo iate do ex-ditador Josip Tito vai virar museu na Croácia

O antigo Iate Galeb, que pertenceu ao ex-ditador da Iugoslávia Josip Broz Tito, foi restaurado e será transformado em um museu e um hotel, devendo permanecer ancorado no Porto Adriático de Rijeka, na Croácia.

As novas funções da embarcação somente devem ocorrer em meados do ano que vem, ou seja, entre junho e agosto de 2021.

Iate Galeb Porto Adriático de Rijeka em 2020 – Foto: Reuters

A história da embarcação é fascinante. Construído em 1938 em Gênova, na Itália, serviu para transportar bananas da África para a Europa. Durante a Segunda Guerra Mundial a embarcação foi usada pela Marinha Italiana e, posteriormente, pela Marinha Alemã.

No fim da guerra, mais precisamente em 25 de novembro de 1944, o Iate Galeb (gaivota) foi afundado por aviões aliados, permanecendo no fundo do mar por aproximadamente 4 anos, até ser resgatado e restaurado.

Primeiramente serviu como navio-escola da Marinha Iugoslávia e, posteriormente, foi adquirido pelo ditador Josip Tito, que o transformou em um iate para passear e viajar pelo mundo.

O Galeb pertenceu ao marechal Tito por aproximadamente 27 anos e o ex-ditador esteve a bordo da embarcação cerca de 549 dias, dos quais, 318 dias, navegando no Mar Adriático e em missões oficiais.

Iate Galeb em Kostrena, na Croácia, em 2008 – Foto: Divulgação

Após a morte de Josip Broz Tito, ocorrida em 04 de maio de 1980, na Eslovênia, o Iate Galeb passou a ser propriedade do Estado de Montenegro.

Durante o tempo em que pertenceu ao Marechal Tito, a embarcação transportou cerca de 70 líderes mundiais, entre reis, presidentes e primeiros-ministros.

Vojko Obersnel, prefeito de Rijeka, onde o iate encontra-se ancorado, disse em entrevista à Agência Reuters, que a embarcação deve ser restaurada e transformada em museu e hotel. Ele não soube informar datas.

Espero que o navio seja concluído para seu novo propósito no primeiro semestre de 2021“, disse Vojko Obersnel.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo