Temporal e queda de granizo atingem São Carlos e provocam destruição

Um forte temporal atingiu na tarde desta quinta-feira (26) a cidade de São Carlos, a 251 km de distância da capital São Paulo, provocando destruição e deixando dezenas de desabrigados.

A tempestade começou com um granizo em vários pontos da cidade e o volume excessivo de chuva provocou alagamentos e inundações de vias públicas, casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos. Ao menos 150 pessoas precisaram ser regatadas pelos bombeiros.

Dentre as vítimas estavam jovens grávidas, crianças e portadores de necessidades especiais.

Município de São Carlos (SP) durante a tempestade – Foto: WhatsApp/Reprodução

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuvas em São Carlos entre às 04h35min e as 17h40min foi de aproximadamente 138 milímetros.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atender diversas ocorrências, desde pessoas ‘ilhadas’ em veículos e residências, a alagamentos de casas e estabelecimentos comerciais, além de quedas de árvores, muros e postes.

Quatro vítimas precisaram ser levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Felícia, todas com ferimentos leves. Outras três pessoas foram encaminhadas para a Santa Casa, onde foram medicadas e liberadas, enquanto outra, com síndrome de pânico, foi levada para a UPA da Vila Prado.

A Guarda Civil Municipal de São Carlos também foi mobilizada para auxiliar no resgate das vítimas. O Parque do Bicão teve que ser fechado, depois que o local foi inundado.

Município de São Carlos (SP) durante a tempestade – Foto: WhatsApp/Reprodução

A Praça Itália, nas proximidades do Mercadão, também precisou ser interditada, porque várias áreas foram alagadas, inclusive o local onde ficam localizados os brinquedos.

Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SP) informou que 26 carros foram arrastados pela forte correnteza que atingiu uma das vias públicas de São Carlos, tendo um dos veículos sido arremessada contra a vitrine de uma loja, que ficou estilhaçada.

A Prefeitura de São Carlos emitiu um alerta pedindo a todos os moradores para que permanecessem em casa, por causa dos riscos de alagamentos, inundações e quedas de árvores sobre as vias públicas.

No centro da cidade, as principais vias públicas ficaram alagadas, e muitos motoristas foram surpreendidos pela enchente. Carros foram arrastados e outros ficaram parados no meio das inundações, com os motoristas e passageiros ‘ilhados’ em cima do teto.

Município de São Carlos (SP) durante a tempestade – Foto: WhatsApp/Reprodução

Na Rua Episcopal, uma placa do asfalto foi arrancada pela correnteza e a mesma foi arremessada em direção a um veículo, que ficou danificado.

As placas de calçamento de alguns passeios públicos foram arrancadas pela água, que ‘invadiu’ alguns estabelecimentos comerciais e residências.

A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) informou que aproximadamente 100 estabelecimentos comerciais foram danificados às vésperas da Black Friday.

Somente depois que a chuva cessou que foi possível ter uma ideia da dimensão dos danos causados pela tempestade, pela enxurrada e pelas inundações.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo