Furacão Iota se aproxima da América Central

A previsão dos meteorologistas é a de que o furacão deve alcançar a categoria 4, uma das mais alta, podendo trazer chuvas torrenciais e rajadas de vento de até 251 km/h.

Foto: Climatempo / NHC

O Furacão Iota está se aproximando da América Central, devendo atingir alguns países, como Nicarágua e Honduras, na madrugada desta segunda-feira (16). O fenômeno deve chegar com chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento.

De acordo com informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC – sigla em inglês), o furacão deve alcança a categoria 4 na Escala de Furacões e Ciclones Saffir-Simpson.

Essa escala, adotada pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional, varia de 1 a 5, sendo que a intensidade dos ventos sustentadas pelo sistema na escala 4, pode variar de 209 a 251 km/h.

Meteorologistas norte-americanos informaram que as fortes chuvas e os ventos fortes podem ter potencial catastrófico, principalmente porque são esperados volumes elevados de água das chuvas, podendo trazer prejuízos a infraestrutura de várias cidades, além de provocar mortes nos países atingidos.

A previsão é a de que o Furacão Iota atinja o Nordeste da Nicarágua e o Leste de Honduras. As autoridades desses dois países já orientaram os moradores que residam na costa que saiam imediatamente a área.

Os meteorologistas acreditam que na noite deste domingo (15), na província de Providência, no Peru, poderá haver tempestades, com chuva volumosa, fortes rajadas de vento e raios e trovões.

Na cidade de San Andreas, na Nicarágua, também estão previstas chuvas torrenciais seguidas por rajadas de vento. As praias desta cidade são muito procuradas por turistas estrangeiros.

As chuvas torrenciais na América Central devem durar até a próxima quinta-feira (19), quando o Furacão deverá perder força. O volume de chuva do Iota deve causa inundações em vários rios entre o Norte da Colômbia e o Sul de Honduras.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo